CAMPANHA DE AUTODECLARAÇÃO: Pelo direito de ser e existir

26 de março de 2024 - 08:42

✊🏾Celebrado como Março Negro devido a datas importantes, como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o mês foi definido pela Secretaria da Educação do Ceará para lançamento de sua 1ª Campanha de Autodeclaração das Escolas Estaduais, com o lema “PELO DIREITO DE SER E EXISTIR”. O intuito é fomentar o reconhecimento da identidade das/os estudantes, permitindo a autodeclaração estudantil a partir dos 16 anos.

📝A autodeclaração étnico-racial é um processo voluntário que permite que as/os estudantes informem como se identificam em termos de raça e etnia. Essas informações são muito importantes para garantir que a escola promova a diversidade, combata o racismo e ofereça um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. A campanha de autodeclaração propõe voltar o olhar da gestão escolar para as/os estudantes que, no ato de sua matrícula, não tenham indicado a raça/cor com a qual se identificam. Queremos que essa campanha seja parte de uma educação voltada para os direitos humanos e a promoção da equidade.

No período de março a abril, a Campanha ocorrerá em duas etapas. A primeira, com término em 12 de abril, contará com ações virtuais, via redes sociais da Secretaria, e presenciais, a partir da atuação dos gestores e Professores Diretores de Turmas, com o objetivo de viabilizar o Letramento Racial das/os estudantes. A segunda etapa, com início em 15 de abril e duração até o dia 30, será de mobilização para a atualização dos dados no campo cor/raça da ficha de matrícula.

Viabilizar a Campanha de Autodeclaração é uma forma de possibilitar a construção de um sentimento de pertencimento racial das/os estudantes, comprometida com a educação para a equidade, na luta contra o racismo e a discriminação. https://www.instagram.com/p/C4-a78DM-rF/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Acesse os materiais da campanha (cards, molduras, cartazes e folders) no link abaixo e QR Code disponível no fim do post: https://drive.google.com/drive/folders/1EL1q8OAWzGM_NS1hTGKX3fFsEyPJ39j8?usp=sharing #CampanhaDeAutodeclaração #Educação #Autodeclaração #Seduc #Ceará