Rede estadual tem nove projetos de escolas finalistas da Febrace 2021

8 de fevereiro de 2021 - 21:04

A rede pública estadual cearense confirma a boa participação em eventos científicos e contabilizou nove projetos desenvolvidos em escolas entre os finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Em 2021, o evento será realizado no formato virtual, entre os dias 15 e 27 de março.

Durante a mostra, as iniciativas finalistas estarão disponíveis ao público por meio da plataforma Febrace Virtual. Os visitantes poderão conhecer os projetos, deixar comentários com mensagens de incentivo e sugestões, além de votar em seus preferidos para o Prêmio Febrace Virtual.

A estudante Gabriella dos Santos Luna, que cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tabelião José Pinto Quezado, em Aurora, faz parte da equipe finalista na categoria de Educação na Febrace, com o projeto “Fact-check Tabelião: a escola a serviço da verdade”. A iniciativa visa propor a conscientização da população em torno da propagação de informações pelas redes sociais, no intuito de evitar a disseminação de notícias falsas.

“As fake news atingem hoje o cenário da saúde, da educação, atingem a imagem de profissões e profissionais e prejudicam o processo democrático, em um apenas clicar e enviar. Tudo isso nos incomodou e levou a trabalhar essa temática”, explica Gabriella.

Conforme a jovem, o projeto foi o primeiro contato dela e das colegas com a linguagem científica. “Como metodologia, ministramos um minicurso de maneira remota, tendo como foco a interpretação textual e a desconstrução argumentativa das fake news. Enfrentamos dificuldades, mas ainda assim prosseguimos, concluímos o curso, escrevemos o relatório e fizemos a inscrição. Foi aprendizagem do começo ao fim”, aponta.

A interdisciplinaridade foi uma das marcas observadas pela aluna no decorrer da atividade. “Com o que aprendemos e compartilhamos, foi possível abrir as portas do universo de oportunidades. Alguns dos benefícios foram o aumento da responsabilidade e da autoconfiança, além da renovação da nossa capacidade de sonhar. Agora, teremos a oportunidade de aperfeiçoar a oratória, apresentando o nosso projeto para o Brasil inteiro nesta feira tão grandiosa que é a Febrace”, considera.

Tecnologia

Marcelo Fernandes, que concluiu o Ensino Médio em 2020 na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Leonel de Moura Brizola, em Fortaleza, é membro do grupo finalista na categoria de Ciências Humanas, na área de Psicologia, com o projeto “Smartphone: estratégias para redução do uso indevido”.

O estudante lembra que a ideia surgiu em 2018, a partir da observação do fenômeno da “nomofobia”, que consiste na síndrome de dependência do smartphone. Segundo Marcelo, a pesquisa revelou que o uso excessivo do dispositivo pode acarretar consequências tanto na vida pessoal quanto acadêmica de adolescentes. Distúrbios físicos, fisiológicos, psicológicos e sociais, a exemplo de desregulação hormonal, postura incorreta, cyberbullying, estresse, entre outros, são alguns dos efeitos relatados.

“É algo grave, que não vemos ser comentado no nosso meio. Enxergamos aí uma demanda. Percebemos, em nossa própria sala, que havia colegas nossos utilizando demais o celular, somente com fins de entretenimento. Vimos, no decorrer do processo, a necessidade de orientação. Desenvolvemos palestras e rodas de conversa, além de um perfil no Instagram para difundir a ideia. Quer dizer: utilizamos a própria tecnologia para falar do bom uso da tecnologia”, explica.

Ter chegado à final da Febrace, para Marcelo, representa a continuidade da realização de um sonho. “A ciência expande nossos horizontes e promove um grande intercâmbio cultural. É uma grande conquista!”, enfatiza.

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis. A Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Mais informações em: https://febrace.org.br/

Projetos finalistas

1 – Avaliação do potencial antimicrobiano do eucalyptus viminalis: uma alternativa para o tratamento de lesões de pele
EEFM Presidente Medici – Campos Sales-CE