EEM Manoel Matoso Filho

9 de março de 2009 - 19:13

EEFM Manuel Matoso Filho

HISTÓRICO DA ESCOLA
Aos (02) dias do mês de fevereiro de 1930, nesta cidade, que tinha nesta época o nome de São Bernardo de Russas, Estado do Ceará, presentes autoridades desta cidade e de cidades vizinhas inclusive, o representante do Exmo. Sr. Presidente do estado, o Exmo. Sr. Dr. Brasil Pinheiro, o diretor de Instrução Pública o Dr. Joaquim Moreira de Sousa, o Prefeito Municipal Dr. José Ramalho de Alarcon e Santiago, foi inaugurado solenemente o atual Grupo desta cidade situado à rua    D. Lino com o nome de GRUPO ESCOLAR DE RUSSAS.
Aos (16) dezesseis dias do mês de fevereiro do ano de 1953, na sede do Grupo Escolar de Russas com a presença do Exmo. Dr. Raul Barbosa DD. Governador do Estado daquele ano, realizou-se uma sessão cívica para a aposição do quadro do Deputado Manuel Matoso Filho em homenagem de gratidão por tudo que ele, como filho de Russas, fez em prol da educação como também foi dado ao Grupo o nome do saudoso extinto.
No ano de 1964 houve a mudança do Grupo Escolar Manuel Matoso Filho para o atual prédio onde hoje funciona a Rua Coronel Perdigão Sobrinho N° 433, com sede própria.
Após o ato inaugural, as autoridades presentes visitaram as dependências do prédio ressaltando as qualidades do professorado, mediante o trabalho organizado neste Grupo. Em 17 de outubro de 1975, este estabelecimento recebe o nome de Escola de 1° Grau Manuel Matoso Filho.
A partir de 2007, começou a ministrar o Ensino Médio, recebendo o nome de Escola de Ensino Fundamental e Médio Manuel Matoso Filho, tendo como Diretora Nelina de Paiva Ribeiro.
O Matoso Filho conta atualmente em 2009 com 1.077 alunos do Ensino Médio.
O atual quadro de funcionários é composto de 22 profissionais, distribuídos em auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos e agentes administrativos, sendo que destes, dois são terceirizados. O quadro de professores é composto de 43 profissionais, 03 gestores sendo a sua maioria de professores graduados com especialização.

Endereço: Rua Cel. Perdigão Sobrinho Nº433
Fone/Fax:(88) 3411-8550
Email: queiroz@matosofilho.seduc.ce.gov.br — var prefix = ‘ma’ + ‘il’ + ‘to’; var path = ‘hr’ + ‘ef’ + ‘=’; var addy36651 = ‘eliano’ + ‘@’; addy36651 = addy36651 + ‘moreiradesousa’ + ‘.’ + ‘seduc’ + ‘.’ + ‘ce’ + ‘.’ + ‘gov’ + ‘.’ + ‘br’; document.write( ‘‘ ); document.write( addy36651 ); document.write( ” ); //–>

Diretor Geral: Raimundo Nonato Araújo de Queiroz
Coordenador Administrativo Financeiro: Maria Ivonilde de Sousa Santiago
Secretária Escolar: Maria Ilnar Almeida da Silva Matoso

Ensino Fundamental: –
Ensino Médio: 1077
EJA: –
Total de Alunos: 1077
Professores
: 46
Servidores: 22

Raimundo Nonato Araújo de Queiroz

BIOGRAFIA

Raimundo Nonato Araújo de Queiroz, nasceu em Russas no dia 15 de junho  de 1974. Realizou seus Estudos Primários e o Ensino Fundamental na E.E.F Dr. Moreira de Sousa e Médio no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio.

Em 1993 ingressou na FAFIDAM no Curso de Licenciatura em Geografia em Limoeiro do Norte.

Em 1998, começou a lecionar na Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria, em 2003 ingressa no ensino público como professor temporário no Liceu Prof. Walquer Cavalcante Maia.

Em 2003 passou no concurso público do Estado do Ceará para professor efetivo, e continuou lecionando até 2008 no Liceu de Russas, no mesmo ano iniciou o curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental, pela Universidade da Selvíria. Ainda no mesmo ano, entre o final de 2008 e início de 2009 participou do processo de seleção para Gestores das Escolas Públicas Estaduais, assumindo a direção da Escola de Ensino Médio Manuel Matoso Filho, por votação na comunidade escolar.