Crede 10 realiza II Encontro do Foco na Aprendizagem em Matemática
3 de setembro de 2025 - 15:38
No dia hoje, 03 de setembro, realizou-se o II Encontro Regional Foco na Aprendizagem em Matemática, promovido pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10) em Russas. O evento, realizado na EEEP Jeová Costa Lima, reuniu PCAs de Matemática, Coordenadores Pedagógicos responsáveis por acompanhar os docentes na Área e Professores da 3ª serie.
Após a Abertura do encontro, iniciada às 8h30, a Coordenadora desta Regional, Emília Gomes Celedônio, destacou a busca de estratégias pedagógicas pelas escolas, em um trabalho colaborativo, para saber o que fazer de diferente, com vistas à melhoria na aprendizagem em Matemática e consequente avanço nos níveis de proficiência dos estudantes, colocando a equipe da Crede 10 disponível a apoiá-las de forma irrestrita. Em seguida, foi aplicada uma dinâmica de acolhida com enfoque na comunicação eficaz e colaboração no grupo de trabalho. Entre as pautas principais da manhã, estiveram a análise dos resultados do AVALIE.CE 2025 e a apresentação e exploração dos Materiais Didáticos Estruturados (MDEs), ambos cruciais para apoiar o alcance de um melhor desempenho dos estudantes nos exames estaduais e nacionais.
O encontro contou com a participação de formadoras experientes, como Lucas Oliveira Ferreira, Salima Oliveira e Tyarllo Margilo, que conduziram não só a aplicação das interações e compartilhamentos em dinâmicas grupais, como também a criação de espaços para reflexões e discussões, com vistas ao aprofundamento dos temas abordados. A tarde foi dedicada às análises da prova do AVALIE.CE e da Avaliação Diagnóstica Regional que propiciaram a consolidação dos saberes e vivências pedagógicas pelos participantes.
O evento reforça o compromisso da CREDE 10 com a formação continuada e com a melhoria da qualidade da Educação, proporcionando aos profissionais da Área de Matemática as ferramentas e os conhecimentos necessários para transformar a realidade educacional da região.