II Cerimônia de Passagem da Lâmpada
23 de fevereiro de 2022 - 19:16
No dia 17 de fevereiro de 2022, quinta-feira, a EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia, através do Curso Técnico de Enfermagem realizou a II Cerimônia de Passagem da Lâmpada. A cerimônia da Lâmpada é um momento de iniciação à vida acadêmica na área da enfermagem que simboliza o compromisso ético, social, político e científico assumido pelos novos estudantes com a profissão de enfermagem. Na ocasião, os alunos da primeira série do Curso Técnico de Enfermagem são apadrinhados pelos alunos da segunda série do mesmo curso. Ao apadrinhar um aluno novato, o veterano realiza um ato de acolhimento, de apoio, de ajuda e de proteção. Nesse viés, o apadrinhamento proporciona a oportunidade de aproximação entre os estudantes, além de facilitar o processo de familiarização com o novo ambiente, pois o aluno tem como referência alguém que já conhece a instituição, o qual pode ajudá-lo dentro e fora da sala de aula. Assim, o padrinho também orientará o novo aluno em relação à organização da instituição escolar no que se refere à disciplina de estudo, professores, materiais, prazos e livros, e o apoia na integração com os estudantes de outras turmas.
Na cerimônia também ocorreu a entrega dos jalecos pelas mãos dos Enfermeiros/Orientadores de estágio para os alunos da terceira série de Enfermagem, os quais iniciarão o estágio nas instituições de saúde da cidade. O jaleco, símbolo da atuação na área de saúde, sintetiza todos os ideais da Enfermagem como a pureza dos atos, a organização, a eficiência e a transparência no atendimento ao outro. Desse modo, busca-se explicitar à comunidade o compromisso do educando com a sua formação e com o seu sonho, conquistados no seio da formação escolar em conjunto com seus professores. Ao receberem o jaleco, são investidos na condição de estudantes de Enfermagem e se comprometem a cumprir suas obrigações com responsabilidade e respeito. Por fim, a integração entre teoria e prática é essencial para o melhor aproveitamento dos conteúdos e que por meio das dificuldades encontradas nas vivências, os estudantes possam desenvolver o pensamento clínico, tornando-se um profissional que ultrapasse as práticas técnicas.