2ª Webinar Busca Ativa Escolar reforça estratégias de permanência dos estudantes
20 de agosto de 2021 - 12:41
A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (19), a 2ª Webinar Busca Ativa Escolar, com o objetivo de disseminar estratégias visando à permanência dos estudantes nas unidades de ensino. O evento foi transmitido pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc (Coded/CED) no Youtube. A ação é desenvolvida pela Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (Copes).
O encontro contou com a participação da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; do gestor da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 2, Lucas Alvino; e da professora da Escola Indígena Tapeba do Trilho, Cláudia Kelly Couto Miranda. O evento foi mediado por Théo Alves, técnico da Copes.
A webinar desta quinta fez parte de um conjunto de iniciativas criadas com a finalidade de engajar a participação dos estudantes na rotina da escola, promovendo a integração, a empatia e a cooperação, resultando na melhoria da aprendizagem com equidade. Além disso, o movimento busca encontrar alternativas de enfrentamento à infrequência e ao abandono escolar por parte dos jovens.
Conjunto de medidas
A campanha de busca ativa faz parte do Ceará Educa Mais, programa lançado pelo Governo do Ceará, que estabelece 25 ações para a progressiva melhoria da qualidade da educação cearense. Entre as linhas de atuação do Programa está o Protagonismo Estudantil, compreendido como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades. Neste sentido, no último dia 11, o governador Camilo Santana anunciou o lançamento de 3 mil bolsas para que alunos do Ensino Médio atuem como monitores no Programa Busca Ativa Escolar.
Jucineide Fernandes ressalta que, para além dos movimentos pontuais, a busca ativa na rede pública estadual ocorre de maneira contínua, a fim de garantir a aprendizagem dos jovens. “Principalmente nesse momento de retorno para o segundo semestre, em que estamos iniciando a transição do remoto para o híbrido, queremos dizer aos nossos alunos que desejamos a presença de todos nas aulas. Nosso intuito é fortalecer ações junto aos que estão com dificuldade de engajamento, para que consigam cumprir a sua trajetória acadêmica com sucesso. Parabenizamos a todas as escolas pelas iniciativas que vêm desenvolvendo”, frisa.
Mobilização
Lucas Alvino observa que cada unidade de ensino tem uma realidade própria, e que o monitoramento da participação dos estudantes nas atividades precisa fazer parte da rotina de toda a comunidade escolar. “Tivemos que reinventar o processo de busca ativa, a partir da chegada da pandemia. Queremos dar oportunidade a todos os jovens e precisamos realizar um trabalho assertivo, incluindo todos os atores escolares, como também as famílias, para garantir que nem um aluno fique fora do processo de ensino e aprendizagem. Acreditamos que nossos alunos protagonistas são capazes de mudar a realidade”, enfatiza.
Cláudia Kelly descreve que, na escola indígena onde leciona, o trabalho é desenvolvido coletivamente e conta com a participação comunitária. “A busca ativa sempre fez parte do nosso cotidiano. Como todos os alunos fazem parte da mesma comunidade, conhecemos a cada um, e isso facilita a nossa busca, pois sabemos onde moram e suas respectivas situações econômicas. Uns ajudam aos outros. Conquistamos essa união diariamente, com paciência e diálogo. Durante a pandemia, a tecnologia veio a contribuir na interação. E as visitas domiciliares não ocorrem apenas para cobrar as atividades, mas para que os alunos e suas famílias sintam-se acolhidos, sentindo a escola próxima”, destaca.