Aluno do Cariri é primeiro colocado do Concurso de Redação Enem:Chego Junto, Chego a 1.000

14 de dezembro de 2020 - 14:55

 

O estudante Elias Ferreira Rodrigues é o primeiro colocado da edição 2020 do Concurso de Redação Enem Chego Junto, Chego a 1.000. Aluno da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tabelião José Pinto Quezado, no município de Aurora, Elias desenvolveu uma produção textual a partir do tema “Desafios e perspectivas do ensino a distância em tempos de isolamento social”.

 

O Concurso de Redação Enem Chego Junto, Chego a 1.000 é realizado por meio da parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Fundação Demócrito Rocha (FDR). O resultado da etapa final foi divulgado, nesta sexta-feira (11), durante um webinar com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela; do coordenador do Projeto Enem Mix, Raymundo Neto; do presidente da Comissão de Análise e Seleção do Concurso, João Viana; e dos 23 estudantes que foram premiados na fase regional.

 

O concurso é destinado a alunos da 3ª série do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ao todo, foram inscritas 16.253 redações na plataforma Enem Mix. Os autores das três melhores redações da etapa estadual foram premiados com um notebook cada

.

Elias Rodrigues conta que desde a 1ª série do Ensino Médio tinha o sonho de participar do concurso. Ele agradeceu o incentivo do professor de Língua Portuguesa e Redação, Gilson Leal, da equipe gestora da escola e dos colegas durante a sua participação. “O concurso sempre foi um objetivo meu. Com muita fé, luta e dedicação, eu consegui o primeiro lugar”, comemorou o estudante, destacando que, para desenvolver o tema, buscou resgatar todo o repertório sociocultural dele, mesclando conhecimentos de literatura, atualidades, geografia e história.

 

A secretária da Educação, Eliana Estrela, avalia que o concurso tem incentivado os jovens a se prepararem melhor. “Esse é um momento muito importante. O concurso é uma oportunidade fundamental de desenvolver a escrita e trabalhar novos temas. A gente incentiva a cada um que participe do Enem, dos vestibulares, para que possam ter uma vida mais justa e digna. Estudar vale a pena e sempre digo a eles que acreditem, confiem e tenham paciência.”, observa.

 

Raimundo Neto, coordenador do projeto Enem Mix, informou que as 23 redações premiadas nas etapas regional e estadual, correspondentes às produções mais bem avaliadas em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), serão publicadas em livro. “Os alunos e todas as escolas da rede estadual receberão exemplares do livro. Todos esses estudantes que participaram do concurso saíram vitoriosos. Os textos foram excelentes e esperamos que esse resultado também aconteça no Enem”, afirmou.