Camilo Santana participa de seminário sobre melhoria na educação pública nesta terça (1º)
1 de dezembro de 2020 - 11:00
O governador Camilo Santana participará, na próxima terça-feira (1º), às 10h, do seminário ‘Ensino Médio Integral 2020’, cujo objetivo é discutir o futuro da educação púbica brasileira e sua melhoria por meio da ampliação do tempo estendido nas escolas. O evento é promovido pelo Instituto Natura, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com apoio do Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Também estarão presentes outros gestores públicos, autoridades, especialistas e sociedade civil. O seminário será realizado de forma virtual, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, e terá lançamento de pesquisa inédita de Ricardo Paes de Barros.
Gratuita e aberta ao público, a ação será transmitida pelo canal do Instituto Natura no YouTube.
Programação
No primeiro dia de evento, o painel “Resultados Ensino Médio Integral – Convencer” vai apresentar a experiência dos estados pioneiros no modelo que busca combater as desigualdades através do modelo integral, as melhores práticas que apontaram para o sucesso de resultados de aprendizagem e viram suas escolas e estudantes transformadas. O painel contatará com os governadores e secretários: Camilo Santana (CE), Paulo Câmara (PE), Fred Amâncio (PE) e Claudio Furtado (PB), além da secretária Cecília Motta e do governador Reinaldo Azambuja,(MS) que terão participação por vídeo.
Já no segundo dia, o painel “Expansão EMI – Dialogar” vai discutir a experiência dos estados que estão conseguindo expandir suas escolas e matrículas de Ensino Médio Integral e compartilhar as dificuldades encontradas e como os estados estão lidando com elas. O governador e secretários João Azevedo (PB), Julia Sant´Anna (MG) e Rossieli Soares (SP) participarão do painel, além da participação do governador Romeu Zema (MG) por vídeo.
Para encerrar o debate no terceiro dia, o painel “Impactos Sociais EMI – Inspirar” vai falar do propósito e do impacto do Ensino Médio Integral e da educação pública e pontuar a solução do modelo na vida dos jovens, das comunidades e na sociedade por meio da participação de quem vivenciou a mudança. Para discutir o tema, estão confirmados o governador Flávio Dino (MA), a deputada Tábata Amaral, a professora Jôsi Santos e o estudante egresso do modelo Vitor Arruda.
Além disso, neste dia, o professor e pesquisador Ricardo Paes de Barros, coordenador da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, apresentará a pesquisa Avaliação de Impacto do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina, sobre o impacto do Ensino Médio Integral nos ganhos socioemocional e de aprendizagem dos estudantes.
Em todos os dias haverá a participação de estudantes e professores com relatos sobre a vivência e experiência de transformação que o Ensino Médio Integral teve na vida de cada um.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Natura