Professores e gestores de escolas municipais cearenses ganham formações sobre educação financeira
21 de setembro de 2020 - 19:45
Uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Banco Central do Brasil levará a Educação Financeira a mais de 200 escolas municipais do Ceará, por meio do Programa Aprender Valor. O objetivo é ensinar aos alunos do Ensino Fundamental da rede pública sobre a temática. Trata-se de um projeto piloto, idealizado pelo órgão federal, que no Ceará, será colocado em prática a partir do trabalho permanente de colaboração entre estado e municípios. A participação acontece por meio de adesão ao programa. Nesta segunda-feira, dia 21, houve o lançamento das formações para gestores e professores das escolas municipais.
A abertura contou com as participações do diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Moura; do secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes, e da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Ceará, Luiza Aurélia Costa.
Formação
Para a implementação do Programa Aprender Valor, haverá a capacitação de professores e gestores escolares. Entre os assuntos, os docentes irão conhecer o programa na perspectiva do professor e a educação financeira pessoal. Os diretores vão ter formação voltada à gestão da aprendizagem, ao trabalho colaborativo e à implementação de projetos escolares em educação financeira.
Estudantes
Os alunos do Ensino Fundamental terão aulas sobre planejamento do uso de recursos, como poupar e usar o crédito com consciência. Os conteúdos serão dados de forma transversal às disciplinas do currículo proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa etapa da educação básica.
Educação Financeira no Ensino Médio Cearense
A Educação Financeira e a Educação Fiscal também estão presentes nas escolas estaduais do Ceará. Nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), as temáticas integram os componentes eletivos da parte flexível do currículo.
A Educação Fiscal compõe o Programa de Educação Fiscal do Ceará, realizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) em parceria com a Seduc.
Nessa abrangência, o objetivo da Educação Financeira é desenvolver nos alunos técnicas que possibilitem gerir com eficiência recursos financeiros, interferindo positivamente no desenvolvimento econômico familiar e comunitário. Durante as aulas, os alunos conhecem, por exemplo, noções de economia doméstica e pessoal, tipos de investimentos, além de noções de marketing.
Já a Educação Fiscal trabalha a partir da reflexão sobre a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos. A ideia é construir a consciência do exercício da cidadania plena, por meio dos seguintes valores: ética, comprometimento, justiça, efetividade e solidariedade, à proporção que mostra ao aluno como participar do funcionamento e aprimoramento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.
21.09.202
Assessoria de Comunicação da Seduc