Protagonismo: jovens debatem sobre empatia, pensamento crítico e engajamento social
16 de agosto de 2020 - 11:28
O exercício do protagonismo estudantil compreende uma ampla carga de vivências, que vai muito além do sucesso acadêmico propriamente dito. O desenvolvimento do pensamento crítico, o engajamento em causas sociais, o olhar coletivo, a empatia, a proatividade e a resiliência são algumas das áreas fundamentais trabalhadas por quem busca este caminho. Nesta perspectiva, jovens alunos da rede pública estadual que são lideranças nos meios em que convivem participaram de uma webinar nesta sexta-feira (14), promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), compartilhando experiências construídas a partir das realidades diversas de onde vêm.
O evento virtual foi mediado pelo estudante Francisco Almeida, que cursa a 3ª série do Ensino Médio técnico em Informática na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Valter Nunes de Alencar, em Araripe. Também participaram, como debatedoras, as alunas Suzana Lima, da Escola Indígenas Índios Tapebas, em Caucaia; Jaqueline Alves, da Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição, em Croatá; e Thayane Silva Alves, da Escola do Campo Francisco Araújo Barros, em Itarema. A ação fez parte da Semana do Estudante, dentro da programação do AoGosto do Aluno, que promove uma série de atividades voltadas aos jovens durante este mês.
Francisco, que é presidente do Grêmio Estudantil Miguel Arraes, líder de sala e monitor de redação na escola, além de mentor de redação no programa voluntário Impacto Jovem Brasil, explica que a participação dos estudantes dentro da comunidade escolar pode ir além da busca pelos interesses pessoais e por atender apenas ao que é exigido pela escola. “Criamos na página do grêmio no Instagram um quadro com dicas de planejamento de estudos durante esse período, por meio de lives, vídeos e posts, para que os estudantes se sentissem abraçados e com acesso ao conhecimento”, esclarece.
“Às vezes, ficamos presos na nossa bolha, sem nos mobilizarmos para fazer algo em favor do outro. É muito importante que os estudantes tenham voz. Se queremos mudança, temos que sair da nossa zona de conforto. Precisamos lutar por uma sociedade mais justa, e também, para que a nossa voz seja ouvida. Parabenizo a Seduc por nos dar este espaço, que rendeu uma troca de conhecimentos, e assim podemos fazer uma corrente para melhorar a experiência da educação”, observa.
Identidade
Thayane Silva Alves, moradora do assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema, é estudante da 2ª série do Ensino Médio na Escola do Campo Francisco Araújo Barros, onde participa como membro titular do Grêmio Estudantil, além de ser militante da Juventude do Movimento Sem Terra (MST). De acordo com Thayane, a escola ensina sobre o valor da liberdade. “Não a liberdade de fazer o que quiser, mas, de proporcionar aos alunos espaços de expressão de pensamentos, não nos enxergando apenas como números, e sim, nos preparando para conviver em sociedade. Temos liberdade para pensar e falar”, aponta.
“São escolas da diversidade que estão aqui debatendo. As escolas do campo trabalham muito com o protagonismo, para que os jovens tenham o poder de fala e saibam se posicionar. A sociedade diz que a juventude é o futuro do país. Mas, eu acredito que a juventude é o agora”, ressalta.
Apoio
Suzana Lima, que faz parte da etnia indígena tapeba, cursa a 2ª série do Ensino Médio e também é integrante do Grêmio Estudantil da escola. Ela conta que a luta pelo fortalecimento da cultura, com a preservação dos costumes, da culinária e dos rituais, é uma das marcas do trabalho desenvolvido na unidade de ensino. Além disso, conforme Suzana, existe uma ação constante para integrar a todos os alunos e mantê-los motivados em relação aos estudos.
“Buscamos os colegas que não estavam participando das aulas remotas, tentando entender o que aconteceu, encontrando formas de eles recuperarem as notas perdidas, sempre conversando sobre a importância de não desistir dos estudos. Estamos confiantes de que a pandemia vai passar e que, logo, logo, poderemos voltar ao nosso dia a dia na escola. Temos um futuro pela frente, vamos conquistar a nossa faculdade e exercer o papel que quisermos na sociedade. Cada conquista que obtemos para o nosso povo causa uma alegria imensa”, enfatiza.
Jaqueline Alves é aluna da 1ª série do Ensino Médio na Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição, sendo atualmente vice-presidente do Grêmio Estudantil. A jovem avalia que o cenário atual, apesar de desafiador, pode ser superado por meio do foco nos objetivos.
“Dialogamos e incentivamos a todos para que não desistam dos estudos e se mantenham focados no objetivo de aprender. Não está fácil para ninguém, mas também, não é impossível, e estamos conseguindo vencer. Aprendemos que, independentemente do que aconteça, se tivermos foco no que queremos, vamos conseguir”, analisa.