Seduc planeja retomada das atividades escolares nos centros socioeducativo

24 de julho de 2020 - 14:02

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Superintendência do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), elaborou um plano para orientar o retorno às aulas em 11 centros socioeducativos do estado. As unidades estão distribuídas em Fortaleza (7), Sobral (2) e Juazeiro do Norte (1). O plano apresenta estratégias de ensino remoto e presencial.

 

Os professores dos Centros passam por formação virtual desde a semana passada, com o objetivo de obterem orientações para o uso de ferramentas pedagógicas tendo em vista as atividades a distância. Na programação do curso, também estão sendo contemplados o planejamento das aulas, oficinas sobre o uso de novas tecnologias e momentos de integração entre os educadores.

 

A construção de uma cultura de cuidado por meio da escuta empática e a proposta de atendimento personalizado pautado em metodologias ativas são premissas desta iniciativa. A ação visa acompanhar individualmente os estudantes, com atenção voltada para seus avanços na aprendizagem. O trabalho dinâmico por área de conhecimento, por meio dos projetos “Eu e as palavras”, “MatemAção” e “Equidade”, propõem-se a auxiliar neste sentido.

 

Dentro do projeto há, ainda, a ação coletiva de cooperação intitulada “ConheSer”, constituindo-se como círculos de interação entre socioeducandos, professores e profissionais técnicos, como psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e socioeducadores.