Seduc e Ematerce disponibilizam palestras para professores de escolas do campo e EFA

20 de junho de 2020 - 20:09

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Ematerce, tem disponibilizado palestras virtuais para os professores técnicos das Escolas do Campo e Escola Família Agrícola (EFA). Nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 14 horas, haverá um novo encontro. O tema será Sintomatologia e diagnóstico de doenças de fruteiras, ministrada por Cleilson do Nascimento Uchôa, professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

 

A iniciativa é articulada por meio da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin), da Seduc, e tem possibilitado a oferta de formações para os professores neste momento de isolamento social.

 

Até agora, já foram realizados nove encontros formativos virtuais, com palestrantes da Ematerce, Embrapa, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos. Foram abordados conteúdos referentes a diversas temáticas da agropecuária, tais como: criação de galinhas caipiras, cajucultura, manejo de palma forrageira, certificação orgânica, manejo da cultura do algodão, análise e fertilidade do solo, compostagem e uso de produtos biológicos para manejo integrado de nutrientes e aumento da rentabilidade.

 

Patrícia Neto, assessora técnica da Educação do Campo da Codin, destaca a importância da parceria. “Irá contribuir para o desenvolvimento de ações nos campos experimentais das escolas do campo e EFA, considerando que essas escolas contam com unidades produtivas para que os estudantes desenvolvam suas práticas agroecológicas”,explica.

 

Escolas do Campo e EFA

 

Atualmente, a Rede Estadual possui 10 escolas do campo localizadas em áreas de assentamento da Reforma Agrária, uma  Escola Família Agrícola e estabelece parceria também com a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência. Ao todo, 16 professores técnicos atuam nessas unidades de ensino, cujas ações beneficiam 2.161 alunos da zona rural.