Cuidados no mundo virtual pautam a III Semana sobre Brincadeiras Perigosas

2 de junho de 2020 - 22:11

Compreendendo a necessidade de incentivar práticas saudáveis entre os jovens e alertar para os riscos existentes no mundo virtual, a Secretaria da Educação (Seduc) e o Instituto Dimicuida promovem a III Semana sobre Brincadeiras Perigosas. A iniciativa traz programação voltada à toda a comunidade escolar, com webinars e colóquios temáticos, nesta terça, quarta e sexta-feira (dias 2,3 e 5).

 

O evento tem o propósito de trazer para educadores, gestores, estudantes e familiares a reflexão sobre a importância deste tema na atualidade. Em tempos de pandemia, a internet funciona como um dos mais importantes meios de comunicação e de conexão entre as pessoas. Entretanto, é necessário que a navegação virtual se dê de forma responsável, consciente e segura, pois este espaço também apresenta perigos à saúde e à vida. Evidenciar tais riscos constitui ação importante na proteção de crianças e adolescentes.

 

A Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas foi instituída pela Lei nº 16.341, de 13 de setembro de 2017 e inclui a primeira semana de junho no calendário oficial do estado do Ceará, como período para envolver, sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre as brincadeiras perigosas e os riscos que a internet pode apresentar.

 

 

Confira a programação:

 

 

Terça- feira (dia 2)

 

 

16h – Webinar: A internet e a saúde dos adolescentes

 

Palestrante: Maria Nicó Duarte – médica pediatra, especialista em Medicina do Adolescente

 

Convidada: Luísa Freire – psicóloga

 

Mediadora: Fabiana Vasconcelos – Instituto Dimicuida

 

 

Quarta-feira (dia 3)

 

 

14h – Colóquios temáticos sobre brincadeiras perigosas:

 

1) Videogames e saúde mental – facilitadora: Ivelise Fortim, professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) – São Paulo

 

2) Games viciam? – facilitador: Daniel Spritzer, psiquiatra e pesquisador

 

3) O papel da família e da escola na educação digital de crianças e adolescentes – facilitadora: Alessandra Borelli, advogada, sócia e diretora executiva da Nethics Educação Digital

 

4) Abusos online – facilitadores: Evelyn Eisenstein, médica pediatra; Almir Neves, professor de Pediatria e Medicina do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)

 

 

Sexta-feira (dia 5)

 

 

16h – Webinar: Diálogos educacionais – uso seguro e saudável da internet

 

Mediador – Rogers Mendes

 

Especialista – Fabiana Vasconcelos – Instituto Dimicuida

 

Professor – João Gomes Luiz (EEM Dr. César Cals – Sefor 1)

 

Estudante – João Pedro Guaracy Teixeira (aluno da 3ª série do curso técnico em Redes de Computadores da EEEP Leonel Brizola – Sefor 3)