Prorrogadas as inscrições do programa Parlamento Jovem Brasileiro

30 de maio de 2020 - 17:22

Diante das medidas tomadas em todo o Brasil para evitar o contágio e a propagação da Covid-19, a organização do programa Parlamento Jovem Brasileiro anunciou mudanças para a seleção e realização da edição de 2020.

 

Devido às incertezas quanto à reabertura das escolas e às alterações no calendário escolar deste ano, o prazo para as inscrições no programa foi estendido até o dia 30 de junho de 2020.

 

Além disso, um novo canal foi criado para o recebimento das inscrições: um número de WhatsApp exclusivo estará disponível para que os estudantes possam enviar o formulário preenchido e os demais documentos obrigatórios, que então serão inseridos no sistema eletrônico do PJB pela Central de Comunicação Interativa da Câmara dos Deputados.

 

Para minimizar a ausência do apoio escolar aos estudantes na preparação de seus projetos de lei, o Parlamento Jovem Brasileiro também vai disponibilizar novos conteúdos pedagógicos em seu site oficial e também em suas redes sociais, visando a reduzir o impacto causado pela ausência da valiosa orientação dos professores nessa etapa.

 

Assim como as escolas tiveram as aulas suspensas, também a Câmara dos Deputados restringiu o acesso a suas instalações por tempo indeterminado, pois não há como prever a duração das medidas de isolamento social.

 

Então, como forma de zelar pela saúde e integridade dos 27 coordenadores mais 78 jovens de todos os estados do país que se reúnem para a realização da Jornada Parlamentar, torna-se imperioso adiar a etapa presencial, antes prevista para setembro de 2020.

 

Um novo calendário detalhado está em processo de finalização e prevê parte do trabalho dos deputados jovens feito a distância, por meio de ferramentas virtuais que já são utilizadas pelos próprios deputados federais.

 

Tais ferramentas propiciam mais colaboração entre os selecionados e também possibilitam a participação da sociedade em geral, que poderá contribuir com as discussões e aperfeiçoar os projetos de lei apresentados pelos estudantes.

 

A vinda dos selecionados a Brasília acontecerá em data ainda a ser definida, quando as recomendações de isolamento social forem totalmente suspensas.

 

Dessa forma, o processo de inscrição para o PJB 2020 tem ainda mais duas modificações: o comprovante de matrícula será exigido em uma etapa posterior e a autorização dos pais ou responsáveis somente será exigida dos estudantes selecionados quando confirmada a data da viagem. Também os critérios de idade para a seleção foram redefinidos: podem participar do PJB 2020 jovens nascidos entre 1o de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2004.

 

Fonte: portal da Câmara dos Deputados.

 

Mais informações: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidad

ania/parlamentojovem/o-que-e-o-parlamento-jovem-brasileiro/inscricoes-1