ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 1ª ETAPA -2014

2 de junho de 2014 - 12:02

Realizado anualmente, o Censo Escolar abrange todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos). Com base nas informações captadas, o Cadastro Nacional de Escolas é atualizado, possibilitando o estabelecimento de políticas de correção dos desequilíbrios regionais e de  promoção da equidade na oferta do ensino público. Alguns programas, como Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola e Aceleração da Aprendizagem são exemplos dessas políticas.

É por meio dos censos educacionais que se busca garantir a utilização da informação estatística nesse processo, uma vez que se trata da fonte primária que alimenta o banco de dados do Sistema Integrado de Informações Educacionais.

As informações do Censo Escolar da Educação Básica são coletadas por meio de um sistema de acesso via internet denominado Educacenso. Os sistemas de ensino (estaduais ou municipais) que possuem sistemas próprios podem migrar os dados para o banco de dados do INEP. O Educacenso é um sistema amigável, de fácil operação e com funcionalidades que permitem avaliar em tempo real a consistência das informações prestadas. O informante, previamente identificado como representante de cada escola, ainda tem acesso aos dados consolidados e relatórios que permitem analisar as informações e promover alterações e/ou correções, caso seja necessário.

A Secretaria da Educação, com o propósito de continuar investindo na qualidade das informações do Censo Escolar, realizou, no período de 27 e 28 de maio de 2014, em Iguatu, o I Encontro Estadual do Censo Escolar 2014, para os Coordenadores Regionais e Municipais da Macro D (CREDE 10, 11, 16 e 17).

Os principais  objetivos do Encontro  são:

Orientar  os técnicos quanto ao  preenchimento  correto das informações  do Censo 2014, no Sistema Educacenso;

Apresentar e discutir  os principais conceitos das variáveis dos Cadastros de Escola, Turma, Aluno e Docente;

Instruir os coordenadores  quanto ao  acompanhamento sistemático no Sistema, por meio dos  Relatórios Gerenciais.

Lembramos  que a qualidade do Censo Escolar depende do conhecimento e domínio  dos agentes responsáveis,  quanto a todo o processo de coleta e informação  dos dados no Sistema.

Mais informações:
CECOM/ CREDE 10