CREDE 10 REALIZA ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA A SEMANA PEDAGÓGICA ESCOLAR 2014

13 de janeiro de 2014 - 11:35

Após a formação ofertada aos coordenadores escolares nos  dias 13 e 14 de janeiro, a CREDE 10  dará continuidade à agenda anual de encontros, realizando o Encontro Preparatório da Semana Pedagógica Escolar.

O evento contará com a participação de 140 pessoas entre diretores, coordenadores escolares e equipe CREDE.Será realizado no período de 15 a 17 de janeiro, no auditório da CREDE 10.

Terá como tema: Avaliação Escolar Interna: Processos, Instrumentos e Atores Envolvidos. O foco será apoiar as escolas na preparação da Semana Pedagógica Escolar e subsidiar os gestores para tratar do tema.

             Objetivos:
●Compreender o papel da gestão escolar no processo de avaliação;
●Compreender processos, instrumentos e competências dos atores envolvidos no processo;
●Refletir sobre a avaliação escolar interna como um continuum do processo de ensino e de aprendizagem;
●Identificar a relação entre avaliação interna e avaliação externa;
●Compreender a concepção de avaliação e de currículo como determinante para a aprendizagem.

Nos dias 15 e 16/01/14, todo o trabalho será desenvolvido pela própria equipe CREDE :coordenadora e Cedea.Com a intenção de que os gestores se apropriem da avaliação como processo da gestão, iremos desenvolver nossa agenda com vídeos, estudo dirigido do livro “ Prova – Um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas”, oficina : Como avaliar os instrumentos avaliativos utilizados pela escola, validação da proposta de avaliação escolar 2014, avaliação da Matriz Curricular 2014, alinhando-a à matriz do ENEM e matriz do SPAECE (avaliação externa do Ceará).

No dia 17/01/14, a programação começa com a palestra da Dra. Thelma Polon que tratará sobre o tema do encontro. A Dra. Thelma Polon é professora da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Minas Gerais). Suas pesquisas referem-se ao campo das Políticas Públicas para a Educação Básica. Tem experiência na área de Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar em escolas de Educação Básica, além de docência no Ensino Superior e em Programas de Pós-Graduação para Gestores Escolares. À tarde, será o momento de planejar a agenda da Semana Pedagógica 2014 na Escola.

Mais informações:

Maria Elizabete de Araújo
Coordenadora da CREDE 10
Russas