MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS- PROFLETRAS

22 de abril de 2013 - 14:56

Divulgamos, por ser de amplo interesse dos nossos professores, o Edital, em anexo,sobre o mestrado PROFLETRAS.

  Veja o edital para download.

 

Profletras é lançado em cerimônia na Capes

Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes

Aconteceu nesta quarta-feira, 17, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o lançamento do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), inspirado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O curso será oferecido em rede nacional por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Presidente da Capes ressaltou programas voltados à formação de professores da educação básica (Foto: Guilherme Feijó – CCS/Capes)

“É um orgulho para a Capes avançar no terreno da educação básica. O Profmat já é o maior programa de pós-graduação que temos atualmente, com 2.800 alunos matriculados, todos professores da educação básica, e certamente o Profletras contribuirá ainda mais para multiplicar os recursos humanos de qualidade, os quais o Brasil ainda tem tanta deficiência”, disse o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães. Ele citou ainda outras ações voltadas à formação dos professores da educação básica como o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), que teve seu início com intercâmbios para Portugal, mas já abriu uma nova edição para a França, que está com inscrições abertas até 8 de maio, além de estar em processo de expansão para outros países.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SeSU/MEC), Paulo Speller, ressaltou a satisfação em assumir a SeSU e encontrar programas bem estruturados como o Profletras e Profmat. “Com o avanço para outras áreas, certamente teremos um aporte muito grande para a educação básica. Iniciativas como essas eram impensáveis no passado. Após um longo caminho percorrido, temos, hoje, resultados concretos.”

João Carlos Teatini, diretor de Educação a Distância da Capes, relatou que o diferencial do programa é a constituição de uma rede nacional. “Temos uma matriz que produz material de qualidade que será compartilhado entre outras instituições que não tem tantas condições. Estamos formando parte da bibliografia para a educação brasileira.”

Coordenação

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição responsável pela coordenação do Profletras, Ângela Maria Paiva Cruz, disse que o programa não sairia do papel se não fosse a presença de uma equipe preparada para tal. “Elaboramos e consolidamos o Profletras demonstrando o nosso propósito e determinação de fazer uma coordenação como a Capes precisa, como o Brasil precisa e, principalmente, como os professores da educação básica precisam.

Ao fim do lançamento, o programa foi apresentado pelo coordenador da área de Letras/Linguistica da Capes, Dermeval da Hora Oliveira. Além de explicitar a importância do programa, o coordenador ressaltou que a área tem muito a contribuir com a educação básica. “O Profletras é o primeiro passo para isso.”

Também participaram do lançamento o diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, e a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves.

Natália Morato

A UEM abriu vagas para Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Aprovado recentemente pela Capes, o Programa é oferecido em rede nacional, com a participação de mais de trinta instituições de ensino superior do país.

As inscrições para a seleção da primeira turma serão aceitas, exclusivamente pela internet, no período de 22 de abril a 20 de maio de 2013.

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, que tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o ensino fundamental. O curso é semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Letras. Cada instituição que integra a Rede Nacional do PROFLETRAS é responsável pela execução do curso.

A área de concentração do Programa é Linguagens e Letramentos, sendo duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino; e Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.
Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, com habilitação em português e registrado pelo Ministério da Educação; ou professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) de escolas da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitidos e pertencentes ao quadro permanente de servidores.

Para esta primeira turma foram abertas 829 vagas distribuídas entre as instituições que integram a Rede. No caso da UEM, são dez vagas.

Para inscrever-se, o candidato deve acessar a página da Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no endereço: www.comperve.ufrn.br . No site também está publicado o edital que informa a documentação exigida, data da prova e outras informações necessárias.

O PROFLETRAS já foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e agora passa por processos de autorização interna nas instituições das redes federal e estaduais de educação que vão ministrar o curso (aprovação de corpo docente em todas as instâncias etc). A previsão é que o edital do curso seja lançado até abril deste ano, para começar com turmas novas já em agosto. O PROFMAT teve neste ano cerca de vinte mil inscrições, e a Capes espera número semelhante de inscrições para o curso de letras.

Os detalhes do curso serão divulgados apenas com o edital pronto, mas segundo o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, a tendência é que o curso se inicie com critérios ainda restritos (para professores de ensino fundamental e só para quem já tenha cursado letras, por exemplo) para depois expandir-se. Também não se sabe ainda se o curso oferecerá as mesmas condições do PROFMAT, com bolsas para os alunos. Segundo Dermeval, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, tem afirmado que a concessão de bolsas a professores tem sido uma política de governo em expansão, o que sugere que os futuros alunos do PROFLETRAS possam também dispor de bolsas, mas isso ainda não foi definido, pois depende de questões orçamentárias.

De qualquer forma, os critérios de seleção terão que ser diferentes do PROFMAT por conta das características da área. O PROFLETRAS exigirá, para aceitação, maior produção dos alunos em disciplinas como a redação, por exemplo.

O mestrado profissionalizante PROFLETRAS será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que já tem experiência em coordenação de formas associativas para pós-graduação. Está prevista a abertura de mil vagas e o cumprimento de 360 horas num prazo de dois anos. Dentre as disciplinas, cinco serão obrigatórias e três serão optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de doze. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos.

O curso terá uma única área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área de concentração se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino; e Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

Para o coordenador da área de Letras da Capes, Dermeval da Hora Oliveira, é provável que o curso comece já com uma rede de 30 a 40 instituições de ensino disponibilizando vagas. “A receptividade foi bastante grande e há muita demanda para o curso”, afirmou Oliveira.

Atualmente, as seguintes instituições pretendem participar do PROFLETRAS:

(a) Região Sul:

Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

(b) Região Nordeste:

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras

Universidade Federal da Paraíba – Mamanguape

Universidade Estadual da Paraíba – Guarabira

Universidade Federal da Bahia

Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade do Estado da Bahia – Santo Antônio de Jesus

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Vitória da Conquista

Universidade Federal do Ceará

Universidade Estadual do Ceará

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Currais Novos

Universidade do Estado do Rio Grande Norte – Pau dos Ferros

Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão

Universidade Federal de Sergipe – Itabaiana

Universidade Estadual do Piauí

Universidade de Pernambuco

(c) Região Sudeste

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade de São Paulo

Universidade Estadual Paulista -­­ Araraquara e Assis

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Estadual de Montes Claros

Universidade Federal de Juiz de Fora

(d) Região Centro-Oeste:

Universidade de Brasília

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso

(e) Região Norte:

Universidade Federal do Acre

Universidade Federal de Tocantins

Universidade Federal do Pará