Campanha do CPF: Seduc mobiliza estudantes para inscrição gratuita

18 de abril de 2013 - 17:17

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza a partir de hoje, dia 17 de abril, até a próxima quarta-feira, dia 24, a Campanha do CPF. A ação consiste em uma mobilização para a inscrição gratuita do CPF dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio pela Internet. O documento é necessário para efetivar a  participação do jovem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A iniciativa acontecerá em todas as escolas que ofertam esse nível de ensino da rede estadual, sob a abrangência das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).  Para isso, o Laboratório Escolar de Informática (LEI) de cada escola ficará à disposição, inclusive no final de semana, dos estudantes, que precisam realizar o cadastro no CPF.  

 

Para a Inscrição Gratuita pela Internet (maiores de 16 anos) é necessário que o estudante ainda não tenha solicitado o documento e que possua Título de Eleitor e acesse o formulário eletrônico no seguinte endereço:   

 

 https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp            

 

Passos para a inscrição:
 Para fazer a Inscrição no CPF pela internet, você deve copiar e colar o link acima no navegador da sua tela onde aparecerá “Inscrição CPF Internet”. Nessa página, será mostrado um formulário, que deve ser preenchido, contendo informações como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do título de eleitor, endereço, telefone, etc.
 

Após o preenchimento completo, clique em “Enviar” e aguarde até que o sistema faça o cruzamento de dados para que seja gerado o novo documento. Caso a geração do CPF seja efetivada com sucesso, será mostrado o número de inscrição no CPF e o comprovante.

 

O solicitante deve anotar o número ou imprimir o comprovante, já que desde o ano de 2010, a Receita Federal não emite mais os cartões de CPF.

 
Se houver erro nos dados informados pelo internauta na hora da inscrição, ele será orientado a comparecer a uma das agências conveniadas.
 

A Seduc lembra que é fundamental a inserção do número do CPF de cada aluno no SIGE, logo após a emissão.
 

 

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br