Escola Manuel Sátiro implementa projeto de prevenção do uso de drogas

2 de abril de 2013 - 12:26

A integração entre educação e saúde que foi instituída pelo Decreto n. 6286, de 5 de dezembro de 2007 através do Programa Saúde na Escola (PSE) faz com que a escola se torne um espaço bastante propício ao desenvolvimento de políticas que contemplam a potencialização de ações promotoras de saúde. Entende-se aqui, segundo o novo paradigma da Organização Mundial de Saúde (OMS), que o conceito de um indivíduo saudável vai além da ausência de doença, trabalhando, portanto, o bem-estar físico, mental e social.

Partindo dessa nova abordagem educativa, a formação de nossos educandos ganha contornos liberais e interativos e isto se constitui de grande relevância, principalmente, quando se trata de uma temática ainda permeada de preconceito como é o caso do uso de drogas. Para tanto, a escola Manuel Sátiro está implementado o projeto “MULTIPLICANDO A PARTICIPAÇÃO E COMPARTILHANDO RESPONSABILIDADESque tem como objetivo maior implantar na escola políticas integradas na prevenção do uso de drogas para adolescentes.

As etapas que constituirão este empreendimento serão três: primeira etapa – conscientização da comunidade escolar sobre a importância de se desenvolver trabalhos preventivos ao uso de drogas como forma de fomentar a formação humana e promover saúde; segunda etapa – ações direcionadas ao estudo do assunto através de aulas nos espaços educativos da escola (Laboratórios de Informática e de Ciências, Centro de Multimeios); terceira etapa – produção de material informativo sobre drogas como meio avaliativo. A coordenação da execução das atividades ficará sob a responsabilidade do GTL (Grupo de Trabalho Local) do “Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas” e dos professores idealizadores do projeto.

O resgate de nossos jovens passa pelo comprometimento da escola em implantar ações intersetoriais através da adoção de programas que conjuguem ações voltadas para a educação e a saúde. O papel social da instituição escolar só acontecerá se a mesma oportunizar aprendizagem e também desenvolvimento humano.


{phocagallery view=category|categoryid=10}