GINCANA SOCIO CULTURAL DE EMPREENDEDORISMO DA E.E.E.P. PROFESSOR WALQUER CAVALCANTE MAIA

21 de março de 2013 - 16:16

O Curso de Empreendedorismo que está sendo realizado na E.E.E.P. Professor Walquer Cavalcante Maia faz parte de um projeto maior que envolve as outras escolas Profissionais do Estado do Ceará e é uma parceria entre duas instituições de reconhecido trabalho: SEBRAE e SEDUC.

O Projeto começou em 2012 com os estudantes das turmas de 1o s anos dos cursos de Administração, Comércio, Enfermagem e Rede de Computadores, perfazendo um total de 4 turmas e um total de 160 alunos (aproximadamente). A maioria dos jovens está na faixa etária de 14 a 15 anos e vieram de escolas públicas (Ensino Fundamental), do município de Russas. Eles(as) entraram na nossa escola com médias superiores a 8,0 ou 9,0 (o que não significa, necessariamente, que tenham uma boa aprendizagem qualitativa). Mas, no decorrer do semestre eles(as) demonstraram um bom desempenho nas atividades e estão conseguindo se adaptar à Filosofia da Escola Profissional. Em termos de participação, de debate, de argumentação e de reflexão oral as turmas demonstram um excelente rendimento. O cronograma das aulas foi organizado para contemplar os Cursos “Crescendo e Empreendendo” e “Identificando um Pequeno Grande Negócio” (IPGN), além de uma oficina de 8 horas/aula sobre Plano de negócio. Em 2013 o projeto reinicia com os estudantes das turmas de 1os anos dos cursos de Enfermagem, Massoterapia, Produção e Gestão Cultural e Rede de Computadores, perfazendo um total de 180 alunos (aproximadamente).

A GINCANA SOCIOCULTURAL DE EMPREENDEDORISMO (planejada em dezembro, organizada em janeiro e fevereiro e executada em 14 DE MARÇO DE 2013) foi uma atividade de finalização dos Cursos de Empreendedorismo de 2012 e uma maneira de estimular os estudantes do 1o ano de 2013 a participarem das novas atividades. O evento contou com
a seguinte programação:

01. Construção de um modelo de Plano de Negócio

Pontuação: 0 a 30 pontos (por equipe)

Período: 5 de dezembro a 14 de março (dia da entrega)

02. Revenda das blusas (fornecidas pelo SEBRAE)

Período: 8 de dezembro a 11 de janeiro
Pontuação 1: 0 a 20 pontos (por equipe) – de acordo com a porcentagem de
vendas da equipe

Pontuação 2: 0 a 10 pontos (por sala) – de acordo com a porcentagem de
vendas da turma

03. Arrecadação de alimentos Período para fazer a atividade:

5 de dezembro a 14 de março (dia da entrega)
Pontuação: 10 pontos por cesta básica (por sala)

04. Apresentação cultural sobre empreendedorismo (<5min)

Período: 14 de março (7:20)
Pontuação: 0 a 10 pontos (por turma)

05. apresentações temáticas de acordo com os módulos do curso (<10min)

Período: 14 de março (7:40)
Pontuação: 0 a 10 (por turma)

06. falar sobre um exemplo de empreendedorismo na cidade de russas com base em entrevista realizada no comércio local (<10min)

Período: 14 de março (8:20)
Pontuação: 0 a 10 (por turma)

07. Apresentar os gastos, a receita, o lucro e as estratégias de venda de uma equipe que tenha conseguido revender as blusas acima do preço inicial.

Período: 14 de março (9:20)
Pontuação: 0 a 10 (por turma)

08. Participar de uma palestra com professor de Empreendedorismo (Curso Técnico) e apresentar um modelo de Plano de Negócio, além de fazer uma pergunta sobre empreendedorismo.

Período: 14 de março (9:40)
Pontuação: 0 a 10 (por turma) Construção de uma aula Inaugural para as turmas de 2013 (1o ano)

09. Apresentação cultural sobre empreendedorismo (<5min)
Período: 14 de março (13:20)
Pontuação: 0 a 10 pontos (por turma)

10. participar de representantes da turma em uma Roda de Conversa com as turmas de 1o ano (sobre o Curso de Empreendedorismo).

Período: 14 de março (13:40)
Pontuação: 0 a 10 pontos (por turma)

As equipes que conseguirem a maior pontuação na gincana Sociocultural participará de uma Aula de Campo Interdisciplinar em Fortaleza no dia 21 de março de 2013 (Pesquisa no Shopping Iguatemi, visita Guiada no Museu de Arte Contemporânea, Planetário, Memorial da Cultura Cearense, Ponte Metálica e SEBRAE).

{phocagallery view=category|categoryid=9}