Superintendência

25 de setembro de 2014 - 19:09

No início de 2007, a equipe gestora que assumiu a Secretaria da Educação do Ceará traçou como principal diretriz o compromisso com a elevação do desempenho acadêmico dos alunos. Neste sentido, uma das primeiras iniciativas foi a ampliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE através do desenvolvimento de um sistema de avaliação censitária do ensino médio, envolvendo os três anos deste nível de ensino. Esta sistemática de avaliação tornou-se um instrumento gerencial imprescindível para a gestão estadual, para a gestão escolar e para a gestão da sala de aula. Em consequência,  permitiu um circuito de acompanhamento de resultados que parte e chega a cada aluno, a cada turma, a cada escola da rede.  Daí surgiu a ideia de implantação da Superintendência Escolar.

A Superintendência Escolar, parte integrante do Programa Aprender Pra Valer, contemplado na  Lei nº 14.190, de 30/07/2008, consiste em um serviço que busca, através de uma ação dinamizadora,  desenvolver estratégias de acompanhamento e monitoramento à gestão escolar, com foco no aperfeiçoamento pedagógico e na melhoria da aprendizagem dos estudantes.


O serviço de Superintendência Escolar, foi inspirado no Programa denominado Escola Campeã desenvolvido no período de 2000 a 2004 pelo Instituto Airton Senna e pela Fundação Banco do Brasil em alguns municípios brasileiros. Esta experiência proporcionou aos municípios participantes resultados bastante positivos nos indicadores de eficiência da gestão escolar, especialmente na elevação do desempenho acadêmico dos alunos.

A implantação institucional da SE redefiniu, com base num criterioso diagnóstico, os parâmetros de uma proposta transformadora de intervenção pedagógica, reorganizando o trabalho desenvolvido nas escolas com foco no principal ator dessa cena, o estudante, visando sua aprendizagem e seu sucesso. Assim, a SE tem por objetivo contribuir com a reorganização do trabalho e com a participação mais eficaz no processo ensino-aprendizagem das unidades escolares através de um processo de ação – reflexão – ação.

A atuação da Superintendência Escolar, portanto, é embasada numa concepção de gestão escolar que prevê diretores engajados, mobilizadores de equipes colaborativas nas quais cada um se responsabiliza pela qualidade do ensino oferecido, pelo desempenho satisfatório dos estudantes e pelos resultados globais da escola.

Livreto da Superintendência Escolar