Alto Santo

Alto Santo
{morfeo 31}
HISTÓRIA DA CIDADE

Sua elevação à categoria de Distrito, com a denominação referenciada, ocorreu segundo Resolução Provincial nº 1.245, de 7 de Outubro de 1870. Suprimido consoante Alto Provincial de 24 de Março de 1871 e restaurado pelo também  Ato Provincial de 7 de Janeiro de 1873, oportunidade em que foi transferido para o Município de Limoeiro. Suprimido em segundo turno, segundo Decreto nº 29-H, de 6 de Outubro de 1892 e restaurado em data não identificada, de modo que em 1922, consoante Divisão Territorial Brasileira, aparece como Distrito e ainda vinculado a Limoeiro. O Município, com a denominação atual, provém da Lei nº 3.814, de 13 de Setembro de 1957, tendo sido instalado a 1º de Junho de 1958. Coube ao Capitão Simplício de Holanda Bezerra, fazendeiro e proprietário de terras no reduto e áreas circunjantes a iniciativa de construir uma capela (1866), tendo como objeto de inspiração religiosa o Menino Deus. A Paróquia, vinculada ao Bispado de Limoeiro do Norte, instituiu-se a 20 de Setembro de 1921, sob a invocação do Pequeno Grande, tendo como primeiro vigário o padre Francisco de Assis Castro Monteiro. Existem sob a jurisdição paroquial dois templos, sendo um dedicado ao Menino Deus e outro a Nossa Senhora de Lourdes.

Gentílico

Alto-santense

Significado do Nome

Alto Santo da Viúva (Utuva, água abundante).

Aniversário da Cidade

1º de Junho

CARACTERÍSTICAS

Clima:Temperatura Média

COMO CHEGAR

Jaguaribe

Limites

Norte – São João do Jaguaribe; Sul – Iracema, Potiretama, Jaguaribara; Leste – Tabuleiro do Norte e Estado Rio grande do Norte: Oeste – Morada Nova, Jaguaretama e Jaguaribara.

Acesso Rodoviário

Br-116, Ce-138.