EEM Francisco Moreira Filho

9 de março de 2009 - 18:59

[Em Manutenção]

HISTÓRICO DA ESCOLA

 Em 5 de maio do ano de 1981 era lançada a pedra fundamental da Escola de 2º Grau Francisco Moreira Filho, a primeira Escola de 2º Grau da Rede Estadual em Tabuleiro do Norte. Ressalta-se a feliz e oportuna iniciativa do senhor Pedro Moreira de Almeida que, comungando com as aspirações dos tabuleirenses, prosseguiu com a luta, já até então iniciada pela Senhora Raimunda Freitas Santos, então diretora da Escola Avelino Magalhães no sentido de fundar uma instituição pública de Ensino Médio no município de Tabuleiro do Norte, com o propósito de atender a toda a população estudantil e principalmente àqueles que não se dispunham de recursos financeiros para freqüentar uma escola particular.
Diante dessa grande expectativa, esse desejo veio concretizar-se mediante a boa vontade do Governador do Estado do Ceará em exercício, Manoel de Castro Filho, que, juntamente ao Secretário Estadual de Educação (Danísio da Rocha Dalton Correia) criaram em 05 de Maio de 1981 a primeira Escola de 2º Grau da Rede Estadual em Tabuleiro do Norte, pelo decreto nº 14.418 de 04 de Maio de 1981 e publicado no Diário Oficial do Estado em 05 de Maio de 1981, com a denominação de Escola de 2º Grau Francisco Moreira Filho. Este nome foi escolhido em homenagem ao Senhor Francisco Moreira Filho (in memorian), que muito lutou em benefício da educação deste município.
No seu primeiro ano de funcionamento, a escola recebeu 79 alunos  distribuídos nos cursos: Curso de Habilitação em 2º Grau para o Magistério de 1º Grau e Assistente de Administração. Como a escola não possuía sede própria, duas salas de aula e alguns professores foram cedidos pela Escola de 1º Grau Avelino Magalhães, dentre eles: Maria Grioleide Freire (in memorian), Manoel Andrade Neto (in memorian), Maria Chaves de Oliveira, Amilton Maia, Maria Nilce Ferreira Maia, Maria do Socorro Guerreiro, José Marcondes de Andrade, Regilda Lígia de Oliveira, Nilton Braga, Maria do Socorro Almeida de Alencar e Francisca Nanci Gadelha Chaves.
Em 1982 a escola foi autorizada a funcionar até 31 de dezembro de 1983, sob o parecer 972/82, pelo Conselho Estadual de Educação. Neste ano, a escola passou a funcionar

com seus próprios funcionários num total de 14 professores, 09 auxiliares de secretaria e 04 auxiliares de serviços gerais, os quais se tornaram verdadeiros sustentáculos da Escola de 2º Grau Francisco Moreira Filho.

Os novos professores e funcionários contratados foram: Eucivan Maia Rebouças, Genalba Faheina Maia, Maria Nailce de Almeida, Nilton Braga, Raimundo Nilson Nogueira, Vírginia Tereza Neta Freitas, Maria do Socorro Marques, Manoel Malta Moreira, Maria Valdelúcia Gadelha, Osiel Chaves de Andrade, Maria Girlena Faheina Braga, Clázia Maria de Alencar, Vânia Maria Gadelha Chaves e Belismar Gadelha de Almeida (estas duas últimas remanejadas da Escola Avelino Magalhães); e os funcionários Maria das Graças de Almeida, Rita Gondim Freire (na função de bibliotecária),  Bernadete Maria de Aguiar, Olindina Mendes Silva, Maria de Fátima Diógenes, Maria Noronha Freire, Maria Arizete Maia Oliveira, Raimunda Neuma Baltazar de Oliveira e Maria Audeci Freire de Lima, nas respectivas funções de auxiliar administrativa. Para a função de auxiliar de serviços foram contratados: Oliveira Conrado de Lima, Neli Paz Vieira, Terezinha Lúcia de Lima e Macário Rodrigues dos Santos.
Os cargos de secretária e de diretora foram designados para Maria das Graças Almeida e Maria do Socorro Almeida Alencar, respectivamente. As mesmas permaneceram no cargo até o ano de 1985. Em se tratando da estrutura e funcionamento da escola, a senhora Maria Terezinha das Chagas Bezerra, por ser licenciada em Pedagogia e Administração Escolar, era a diretora por direito, responsável por toda a documentação, enquanto a senhora Maria do Socorro Almeida Alencar foi à primeira diretora de fato da Escola Francisco Moreira Filho. Vale ressaltar que na freqüência do primeiro semestre de 1982 consta como vice-diretora o nome de Maria Lirene Malveira Maia.
Dado o espaço ineficiente para o funcionamento, a secretaria da Escola de Ensino Médio Francisco Moreira Filho passou a funcionar em regime de aluguel assistido pela Prefeitura Municipal, na residência de propriedade da Senhora Luísa Claudino do Amaral, localizada a rua Cel. Pio Gadelha, nº 4176. Nesta residência, os cômodos foram adaptados para funcionar com uma sala de aula, secretaria e refeitório.
Neste mesmo ano, a escola matriculou um total de 149 alunos, os quais estavam distribuídos em cinco turmas e dois turnos. Tendo em vista o acréscimo do corpo discente, a Escola de 1º Grau Avelino Magalhães cedeu duas salas de aula do anexo, cujas condições na sua parte física eram de extrema precariedade: as salas de aula sem conforto, sem reboco e sem piso. As aulas do turno noturno eram ministradas à luz de lâmpadas movidas a gás, conotando assim dificuldades bastante acentuadas. Esta situação perdurou até 1987, quando se deu a construção e inauguração de sua sede própria à rua Manoel Franklin, 4915.

No ano de 1983, a escola já contava com 203 alunos. E mesmo diante de muitas dificuldades e expectativas, esta unidade de ensino entregou à comunidade tabuleirense a primeira turma de 2º grau, sendo 27 concludentes em Magistério de 1º Grau e 20 em Assistente de Administração. A solenidade de término de curso realizou-se em 29 de janeiro de 1984, em missa solene na igreja Matriz Nossa Senhora das Brotas, onde os mesmos foram diplomados. As referidas turmas tiveram o nome de Maria do Socorro de Almeida Alencar, Jesus Moreira de Andrade (patrono), Maria Terezinha C. Bezerra (paraninfa), oradoras: Olinda M. Noronha Braga e Maria Lucenígia Maia. Na oportunidade, outras personalidades receberam homenagem de honra ao mérito pela luta em prol da criação da escola, a saber: Raimunda Freitas Santos, Pierre Magalhães Brasil, Pedro Moreira de Almeida, Manoel Castro Filho e Maria de Lourdes Santos, conforme está registrado em placa afixada na escola.

Transcorridos três anos de funcionamento, a comunidade escolar sentiu a necessidade de implantar nesta unidade de ensino o 1º Grau, e, em 16 de março de 1984, através do decreto nº 16.447 assinado pelo Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, recebeu a denominação de Escola de 1º e 2º Graus Francisco Moreira Filho.
O ano de 1985 trouxe à escola uma nova alternativa de ensino com a implantação do sistema TVC, que teve início com uma única turma de 5ª Série funcionando numa dependência alugada de propriedade do Senhor Tomás Moreira de Sousa, situada à Travessa Alípio F. Andrade, próxima à rua Cel. Pio Gadelha.
Com o término do mandato de Maria do Socorro de Almeida Alencar, no dia 13 de novembro de 1985, foi nomeada a professora Maria Iza Moreira para ocupar o cargo de diretora. E em janeiro de 1986, Francisca Nanci Gadelha Chaves e Maria Aline Correa Lima Siqueira ocuparam o cargo de vice-diretoras, sendo que a última permaneceu nesta função até dezembro de 1987. Maria das Graças de Almeida ocupou o cargo de secretária, ficando até o ano de 1987 (conforme está registrado em livro de resultados finais). Durante esta gestão, a escola contou com a contribuição das senhoras Maria Aparecida Bezerra Bessa e Maria Albaniza Alencar, que prestaram serviços como secretárias. Valendo ressaltar que neste ínterim Maria do Socorro Maia foi nomeada secretária oficial da escola, exercendo a função em breve espaço de tempo, sendo posteriormente remanejada para a Escola Nossa Senhora de Fátima.
Como a escola continuava registrando um acentuado crescimento nas dimensões pedagógica e social, fazia-se necessária acima de tudo à estruturação de sua parte física mediante construção de sua sede. Este desejo era latente em todos que faziam a comunidade escolar. O prefeito da época Gerardo Nunes Malveira (in memorian),  imbuído do sentimento de luta em favor da educação, lutou e conseguiu uma vultuosa verba do poder Federal para

construção da tão almejada obra – “a sede da  Escola de 1º e 2º Graus Francisco Moreira Filho”.

A referida escola foi construída numa área de 100 metros quadrados doada pela Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte, na gestão do Prefeito Municipal Pedro Moreira de Almeida, que efetuara a compra do terreno de proprietários locais para a construção da mesma. A princípio foram construídas seis salas de aula, uma  reservada para secretaria, outra  de dimensão muito pequena com banheiro destinada à diretoria, uma cantina e dois banheiros para uso dos alunos.
Para alegria da comunidade escolar, o acontecimento tão auspicioso de inauguração desta unidade escolar aconteceu em 17 de novembro de 1987. Fizeram-se presentes nesta solenidade: alunos, professores, autoridades municipais, representante do MEC e membros da família Francisco Moreira Filho, o qual deu o nome a esta escola.  
No ano de 1988, a professora Maria Iza Moreira, com o aval de professores e funcionários, foi renomeada para assumir o cargo de direção juntamente com a vice-diretora Francisca Nanci Gadelha Chaves. Neste mesmo ano, a escola entregou à sociedade tabuleirense a sua primeira turma de humanistas, composta de 22 alunos. Esta turma marcou uma trégua no funcionamento do sistema de ensino TVE que nesta ocasião deixou de funcionar nesta escola, retornando somente dez anos depois.
    Em 1990 constata-se um crescimento acelerado de matrícula nesta unidade de ensino. Registra-se aí a oferta de vagas para as séries iniciais, facilitando assim a realização do estágio dos professorandos que até então realizavam em outras unidades escolares. Esta modalidade de ensino perdurou até o ano de 1997.
De 1985 a 1993, a escola enfrentou grandes dificuldades em razão da falta de recursos humanos, contando com a boa vontade de muitos professores voluntários do nosso município que se colocaram à disposição e ministraram aulas suprindo as carências existentes.
 Em janeiro de 1993, a diretora Maria Iza Moreira foi destituída do cargo e em seu lugar assumiu o professor Nilton Braga que, juntamente à vice-diretora Francisca Nanci Gadelha Chaves e a secretária Maria Maia Campos, compuseram o quadro direcional desta unidade de ensino no triênio 1993/1995.
Em 1995, a SEDUC implantou em todo o Estado o processo de escolha dos diretores das escolas públicas estaduais do Ceará, realizando a primeira eleição nas escolas públicas estaduais. Naquele ano, a E.E.F.M Francisco Moreira Filho enfrentou a primeira eleição direta para escolha do diretor. Participaram desta eleição pais de alunos, professores, alunos e funcionários que foram às urnas para escolher o diretor geral e os diretores adjuntos para o período 1996/1998. Duas chapas concorreram às eleições. Uma chapa foi encabeçada pelo

diretor em exercício, o senhor Nilton Braga para o cargo de Diretor e Osiel Chaves Andrade e Francisca Nanci Gadelha Chaves para os cargos de diretores adjuntos. A outra chapa foi encabeçada pela professora Raimunda Lêda de Oliveira, tendo como diretoras adjuntas Maria do Socorro Almeida de Alencar e Francisca de Arsênio Maia Malveira.  Os candidatos se comprometeram a elaborar o Plano de Trabalho para o triênio defendendo os seus projetos em assembléia-geral junto à comunidade escolar. Transcorrido o processo de eleição, foi eleito o senhor Nilton Braga, o qual juntamente aos diretores adjuntos já mencionados compuseram o Núcleo Gestor da escola para o triênio 1996/1998. A funcionária Raimunda Neuma Baltazar de Oliveira assumiu o cargo de secretária da escola no período de setembro de 1997 a dezembro de 1998.
Nova eleição aconteceu no ano de 1998. Novamente concorreu em chapa única para o cargo de diretor o professor Nilton Braga, para o triênio 1999/2001. Eleito pela comunidade escolar, ocupou o cargo e escolheu para formar o Núcleo Gestor: Francisca Nanci Gadelha Chaves como Coordenadora Pedagógica, Lucimar Ferreira Cunha de Oliveira como Coordenadora Administrativo-Financeira e Elizângela Silva de Oliveira como Secretária (que ainda continua prestando serviços à escola).
Em 1998, a escola voltou a ministrar aulas através do sistema TV tendo recebido nesta ocasião um total de cinco turmas. A fim de que esta escola continuasse somente com o Ensino de 2º Grau, esta modalidade de ensino foi extinta em 2002.
Entre os anos de 1998 a 2000, a escola instituiu a “Comenda Francisco Moreira” com a finalidade de homenagear os ex-alunos que ocupam posições importantes no setor educacional, bem como pessoas que prestaram relevantes serviços a esta instituição escolar.
Em abril de 1999, o diretor Nilton Braga renunciou a sua função para assumir uma direção na Escola José Furtado de Macedo, que se encontrava em vacância no município de Jaguaribara-CE.  No entanto, somente em maio de 2000 realizou-se nesta escola uma nova eleição com toda a comunidade escolar, que consagrou o nome da professora Maria Girlena Faheira Braga para o cargo de diretora geral. Esta assumiu a função junatmente a Coordenadora Pedagógica Francisca Nanci Gadelha Chaves, a Coordenadora Administrativa Financeira Lucimar Ferreira Cunha e Maria  Nelúcia Guerreiro na função de secretária cargo em que  já havia prestado serviços anteriormente a sua nomeação. Sendo que esta assumiu por um curto período, assumindo em seu lugar Maria Elisângela de Oliveira.
Em fevereiro de 2001, a Coordenadora Administrativa Financeiro Lucimar Ferreira Cunha também renunciou ao cargo e Tereza Lisieux Maia Chaves juntou-se
aos outros membros do Núcleo Gestor para dirigir os destinos desta unidade de ensino no período de 2000 a 2001. Esta gestão contou ainda com a contribuição das Secretárias Maria

Noronha Freire (2000) e Maria do Socorro Mendes (que desde 1999 vem contribuindo com o trabalho de secretária).

Neste ano, o Estado do Ceará implantou o Projeto Tempo de Avançar com o objetivo de proporcionar a conclusão dos estudos de jovens e adultos que não completaram a escolaridade de Ensino Fundamental ou Médio em idade própria. A escola constatou, no município, a existência de um grande número de pessoas que se encontravam à margem do processo educacional e aderiu à política educacional cearense implantando também em seu seio escolar o Projeto Tempo de Avançar – TELECURSO 2000, oferecendo assim a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e Médio aos jovens e adultos tabuleirenses que não haviam concluído a Educação Básica na idade própria. Por não dispor de espaço físico e estrutura adequada para atender às necessidades e interesses dos 180 alunos matriculados, sendo 142 alunos de Ensino Médio e 38 de Ensino Fundamental, as salas de aulas funcionaram em dependências emprestadas de outras escolas deste município, ficando apenas na sede da escola uma única turma do TAF-Tempo de Avançar do Ensino Fundamental.
 Em 2001, o Estado do Ceará promoveu uma reforma no setor educacional e extinguiu o curso de Magistério nas escolas de 2º Grau. Contudo, verifica-se que no decorrer de uma década (1981 a 2001) a escola formou várias turmas de professores habilitados em Magistério de 1ª Grau aptos a ensinar o primeiro grau menor, como era estabelecido na época.
Ao longo dos seus 25 anos de existência, apesar de todas as dificuldades que enfrenta no seu dia-a-dia, esta escola sempre percebeu a sua função de protagonista no contexto das mudanças sociais e tem procurado atuar com a consciência de que precisa ter uma participação ativa no ambiente social e comunitário porque estes são partes integrantes dela. Portanto, durante todo este tempo  promoveu eventos de cunhos sócio-educativo tais como: O Dia da Família na Escola, Palestras Educativas, Campanhas contra o Tabagismo, Preservação do meio ambiente, Caminhada pela paz, Comemoração do dia das Mães, entre outros. As festividades contam com a participação de toda comunidade escolar além de contar com a constante parceria das Secretarias Municipais com relação às festividades sociais e religiosas. Assim, esta unidade de ensino tem intensificado o seu papel social no tocante ao seu compromisso educacional estando sempre em contato direto com a problemática social dos nossos tempos.
É oportuno falar que, durante muito tempo, comemorou-se “A Semana da Normalista”,  uma festa que se tornou tradição na escola. Outras festas fazem parte da  tradicionalidade desta instituição: a “Semana do Chicão” (ocasião em que se comemora o seu aniversário) e o Chitão do Chicão (que se realiza por ocasião das festividades juninas).

Ainda 2001, plantou-se no seio desta escola a semente da pedagogia de projetos com a execução de alguns projetos como: Avance com o Vídeo, Monitoria na Escola e Leitura em Ação.  A escola foi recheada com atividades diversificadas no aspecto cultural com comemorações atrativas e realização do FESTAL (Festival de Talentos da Escola Pública), ocasião em que os alunos desta unidade de ensino conquistaram o título de campeão no esporte. Foram também classificados com a melhor canção e obtiveram ainda uma boa classificação nos trabalhos literários e artísticos.

Neste ano, a escola passou novamente pelo processo de eleição direta. Desta feita apresentaram-se duas chapas para apreciação da comunidade escolar. Uma encabeçada pela diretora em exercício Maria Girlena Faheina Braga e a outra pelo professor Sandoval Moreira Gondim. Este último foi eleito e, juntamente com os candidatos aprovados nas diversas áreas, através de entrevista coordenada pelo Conselho Escolar, diretor eleito e CREDE, compuseram o quadro administrativo para a gestão 2002/2004. Ficou assim constituído o Núcleo Gestor da E.E.F.M. Francisco Moreira Filho: Diretor Geral –Sandoval Moreira Gondim; Coordenadora Pedagógica – Morlânia Holanda Chaves; Coordenador Administrativo-Financeiro – Alan Guerreiro Maia e Secretária – Rita Kélsia Gondim. Esta não concluiu a gestão em virtude de ter sida convocada para lecionar na cidade de Cascavel, renunciando à função em agosto de 2004. Assumiu o seu lugar, em dezembro de 2004, a senhora Maria Irani Mendes Maia.
Durante o triênio 2002/2004, o Núcleo Gestor implantou no seio da comunidade escolar uma nova metodologia de ensino. A escola passou a funcionar com paralelismo pedagógico através da execução de projetos, no intuito de atender às necessidades e diferenças individuais que caracterizam os discentes desta unidade de ensino. Assim, idealizou-se uma pedagogia de projeto a partir de uma proposta pedagógica focada no fortalecimento da identidade e da auto-estima do público envolvido.
    Neste ínterim vários projetos foram desenvolvidos, sendo notabilizados os projetos: Patativa do Assaré – sua História, sua Vida (contemplado com medalha de ouro no festal 2003); Dança é Arte (campeão na segunda fase do FESTAL 2003, que se apresentou na 4ª Bienal de Dança do Ceará em Fortaleza); e o projeto:Teatro Expressão da Vida  (campeão do FESTAL em 2003 e vice-campeão do FESTAL em 2004).
    Em 2004, continuando com a política da pedagogia de projeto, executaram-se nesta escola muitos projetos. Entre eles, o que teve mais significância foi  “Um Banquete Cultural com Rachel de Queiroz”,  escolhido para apresentar-se no SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) no ano seguinte, realizado  na Universidade Estadual do Ceará. Depois representou a SEDUC na Festa do Livro, na vizinha cidade de Aracati, como relato de experiência exitosa. Em seguida, apresentou-se na 5ª EXCETEC (Exposição Christus de Ciência e Tecnologia) do colégio CHRISTUS em Fortaleza-CE. Nesta oportunidade classificou-se para se apresentar na Exposição de Ciencias Latino-Americana, no México, realizada em julho de 2006 . Por último, o projeto fez sua participação no Encontro Regional NE de Ciências (XI CIÊNCIA JOVEM), em Recife.

Neste mesmo ano, novas eleições aconteceram para aescolha do novo diretor da E.E.F.M. Francisco Moreira Filho. Desta feita concorreram ao cargo o diretor em exercício Sandoval Moreira Gondim e o Professor Clerto Cezar de Almeida. O último foi eleito para gerenciar esta escola no período de 2005 a 2008. Este escolheu para formação do Núcleo Gestor a Professora Morlânia Holanda Chaves como Coordenadora Pedagógica e Marivalde Monteiro Chaves como Secretária Escolar, ficando ocioso o cargo de Coordenado Administrativo-Financeiro, sendo este preenchido no ano de 2008 pelo Professor Osiel Chaves de Andrade.
Durante todo o ano de 2005, o Núcleo Gestor deu continuidade à política de projetos, com mais intensidade ainda. Em âmbito local, desenvolveu juntamente com as outras escolas estaduais do município o Projeto: Tabuleiro tem Norte que teve grande repercussão junto à comunidade tabuleirense, além da implantação de projetos de jornada ampliada que deram um novo significado à escola, seja no aspecto pedagógico seja no aspecto sócio-cultural.
Iniciando 2006, a escola mais uma vez foi contemplada com a aprovação de três projetos de jornada ampliada que, durante todo este ano deverão ser executados com o propósito de melhorar o aprendizado, promover o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos e buscar um bom desempenho nas avaliações do SAEB e do SPAECE.
Ao longo dos anos de existência, a E.E.F.M.Francisco Moreira Filho enfrentou muitas reformas e hoje ocupa uma área coberta de 1.219,42 m².  A sua estruturação física é a seguinte: nove salas de aulas, uma secretaria, uma sala de professor, uma sala de multimeios, um mini pátio coberto, seis banheiros para uso dos alunos, um banheiro para uso dos servidores, uma cantina, dois almoxarifado, um depósito de livros, um laboratório de ciências, dois laboratórios de informática com 17 computadores cada um e um estacionamento coberto.
Com o mesmo pensamento pedagógico transcorreram os anos 2007/2008, chegando ao fim esta gestão e a partir de 2009 ocorreram novas eleições para gestor da Escola Pública Estadual (Gestão 2009/2012) sendo eleito novamente o Professor Clerto Cezar de Almeida para função de Diretor Geral. Este por sua vez escolheu para compor o cargo de Coordenadora Pedagógica a Professora Maria Marcleide Maia Chaves e para Secretária Escolar assumiu novamente a Senhora Marivalde Monteiro Maia. Além dos citados,
atualmente o quadro de servidores desta escola conta com 27 professores regentes, 13 professores readaptados, 02 auxiliares administrativos, 01 datilógrafa, 08 auxiliares de serviços gerais. O corpo discente está formado por 16 turmas de Ensino Médio, distribuídas em 03 turnos, com um total de 624 alunos e 02 turmas de Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio (EJA) com um total de 83 alunos.
O principal desafio da E.E.F.M. Francisco Moreira Filho, neste momento, enquanto instituição educacional, consiste em promover ações afirmativas baseadas numa educação que possibilite a inserção do público estudantil no mundo do trabalho. Daí a necessidade de mobilizar os discentes para uma maior participação nos projetos da jornada ampliada que buscam envolver os adolescentes em atividades educativas que amplie o universo do conhecimento formal, cultural, lúdico e o desenvolvimento de habilidades específicas, da auto-estima, do senso de organização, da solidariedade e da cidadania, possibilitando assim o acesso, a permanência e o bom desempenho dos adolescentes na escola.
A criação de uma Escola Pública Estadual em Tabuleiro do Norte em nível de Ensino Médio foi um grande marco para a história educacional deste município. Nós que fazemos esta escola somos gratos aos homens de boa vontade que pensaram em criar a Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisco Moreira Filho. Nela, filhos de nossa terra estudaram e concluíram o seu Ensino Médio, galgando cargos importantes na sociedade, sobressaindo-se em outras escolas, em concursos, vestibulares e em outras funções desempenhadas. Assim, para aqueles que não tiveram condições de freqüentar uma escola particular, esta Unidade de Ensino tem possibilitado vitórias profissionais.
Enfim, promover o desenvolvimento educacional, gerar e difundir conhecimento, ser um agente da cidadania têm sido os conceitos que sempre pautaram a atuação desta instituição educacional na sociedade, mediante uma força de trabalho que tem orgulho de estar a serviço da educação tabuleirense.

 

 
   O e-Jovem é um projeto cuja proposta é oferecer formação complementar na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para jovens egressos e concluintes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, com ênfase no protagonismo juvenil e ampliar as oportunidades de inserção destes no mercado de trabalho.
  Trata-se de iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação – (SEDUC), cuja proposta de formação complementar é desenvolvida através de Educação a Distância – (EaD), com metodologia semipresencial, mediada por monitor universitário e profissionais da área de informática. 
 
 e-Jovem: 
Modulo I
Turmas: 1
Alunos: 12
 e-Jovem On-line :
 
www.e-jovem-ce.com
 
e-jovem-ce.ning.com
 
www.e-jovem-ce.com.br