EEM Antonio Vidal Malveira

9 de março de 2009 - 03:00

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Vidal Malveira, localizada no distrito de Olho D’água da Bica, distante 24 km da sede do município de Tabuleiro do Norte, foi criada em 16 de março de 1984, através do Decreto n° 16.445, passando a integrar a rede estadual de ensino; foi autorizada a partir de 16 de setembro de 1991, sob a determinação do Parecer Nº 208/91.

Fazendo parte da CREDE 10, a Escola é uma das poucas do Ceará a se localizar em um distrito, o que faz com que abranja diversas comunidades rurais circunvizinhas, tais como: São Bento, Campos Novos, Campos Velhos, Groelândia, Lagoa Grande, Currais, Lajedo de Souza, Várzea Grande, Alto do Mendes, Barra do Feijão, dentre outras.

A EEFM Antônio Vidal Malveira teve como fundador o Sr. Gerardo Nunes Malveira (in memoriam), então Prefeito Municipal, que homenageou seu pai com o nome da Escola, assessorado pela Sra. Maria Almeida Maia, Diretora do Departamento de Educação.

Em 13 de dezembro de 2001, depois de dezessete anos só com o ensino fundamental, e em atendimento à demanda existente nacomunidade, passou a ofertar o ensino médio, de acordo com o Decreto nº 26.469.

Este espaço de aprendizagem visa atender não apenas a clientela   escolar,   mas    também  as   comunidades,  contribuindo decisivamente para minimizar ou extinguir problemas sociais e incluir o  jovem no estudo com seriedade e compromisso, haja vista os resultados apresentados nos Programas e Projetos do Governo, tais como: SPAECE, ENEM, OBMEP, dentre outros.

Para fortalecer o processo ensino-aprendizagem a escola conta com os seguintes ambientes: LEI – Laboratório Educacional de Informática, Sala de Multimeios (biblioteca com acervo renovado), Sala Audiovisual e quadra coberta.

Em 2012 e 2013, foi implantado, na EEFM Antônio Vidal Malveira, o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI e o Jovem de Futuro – JF.  O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará –  SEDUC em parceria com o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.

Em 2013, a EEFM Antônio Vidal Malveira foi contemplada com a construção do Laboratório Educacional de Ciências. E, em 2014, implantou o processo de Reorganização Curricular do Ensino Médio Diurno, cujo foco é a criação do Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS). Este núcleo visa possibilitar a integração curricular, principal desafio para proporcionar uma educação contextualizada e repleta de significado para juventude.

Núcleo Gestor Atual:
Diretor: Alan Guerreiro Maia