EEM Helenita L.G. Valente

22 de janeiro de 2009 - 13:22

HISTÓRICO

A Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente tem por missão assegurar um ensino de qualidade para construir uma sociedade humanista, participativa, igualitária, democrática em todas as dimensões da vida humana: social, política, econômica, cultural, racial e credo religioso num ambiente de respeito, solidariedade, responsabilidade, inclusão social e transparência.

Esta iniciou sua ação pedagógica em janeiro de 1964, na casa das irmãs, sita na Rua Nossa senhora do Amparo, município de Fortim, com o nome de: Escola Isolada do Fortim.

Sua primeira docente foi a professora Maria Ivanilde Maia Maciel nomeada para exercer o cargo pela irmã Helena Moreira, que realizava apostolado na localidade.

A escola funcionava com duas salas de multi seriado sob a regência da professora Ivanilde que se revezava, em um único turno, para atender cerca de cem alunos. As vagas eram limitadas e para consegui-las os alunos passavam por exame de seleção que contava de duas provas de português e duas de matemática respectivamente. Os pequenos, que ainda iam ser alfabetizados, conseguiam a vaga através de sorteio.

A metodologia era globalizada, o que atualmente é interdisciplinaridade. Trabalhavam-se as disciplinas do núcleo comum e teatro, boas maneiras, higiene, para os maiores datilografia.

Em outubro de 1965, a professora Maria Zilda Santana de Moura recebe sua nomeação do Governo do Estado e passa a lecionar também, melhorando assim a oferta de vagas.

O quadro aumentou com a chegada das professoras Maria Andrade, Ione Ponciano Barbosa e Vanda Menezes da Silva, cerca de cinco anos após o início da fundação da referida escola.

Em 19 de março de 1971, na Rua João Martins de Souza, nº 225 neste município, o Senhor Ernesto Gurgel Valente inaugura o primeiro prédio próprio da escola e toda a comunidade educativa da Escola Isolada é remanejada para o novo endereço, agora o nome: Centro Comunitário de Fortim.

Em fevereiro de 1978, a escola funda a primeira sala de pré-escola, na faixa etária de 4 a 6 anos, sob a regência da professora Maria de Fátima Vieira Lima.

Somente em 17 de maio de 1982, a escola é cadastrada pela CREDE 10, que na época era 8ª Delegacia Regional de Educação-DERE.

Com a emancipação política de Fortim, a escola foi autorizada oficialmente em 15 de julho de 1994, recebendo a denominação de Escola de 1º Grau Helenita Lopes Gurgel Valente, em homenagem a saudosa Dona Helenita, esposa do seu fundador Ernesto Gurgel Valente.

Em 1995, com a Lei Nº 12.442 que dispõe sobre o processo de seleção e eleição para o provimento do cargo em comissão de diretor junto às escolas públicas estaduais, a escola elege a primeira diretora Ana Maria de Moura Lima.

Em 16 de dezembro de 1998 a escola é reconhecida junto ao Conselho Nacional de Educação.
Em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9394/96 à escola assume o ensino médio em Fortim.

Como tudo é dinâmico, a escola Helenita vive momentos de mudanças, em janeiro de 2002, muda-se para sua nova, sua nova, moderna e atual sede, situada na Rua Jorge Ferreira, 250, Viçosa, Fortim-CE.
Em dezembro 2004, extingue-se o ensino fundamental e a escola passa a ministrar apenas o ensino médio. Posteriormente, com o parecer Nº 430 de 15 de setembro de 2009, passou assumir a denominação Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel Valente.

Atualmente, a escola é composta pelo núcleo gestor: diretora escolar, Ana leda da Silva (Especialista em Gestão), coordenadores escolares, Eliane Fidélis de Sousa Nogueira (Especialista em Psicopedagogia) e Ronaldo Zacarias de Souza (Especialista em Coordenação Pedagógica), secretária escolar, Maria de Lourdes Moura Silva (Graduada em Ciências Contábeis) e Assessora Administrativo-financeira, Ana Paula Lira Vieira (Graduada em Administração). Funciona com 576 alunos, 10 funcionários e 27 professores habilitados e qualificados em suas respectivas áreas.