EEM Gov. Manoel de C. Filho

22 de janeiro de 2009 - 13:22

A Escola de Ensino Médio Governador Manoel de Castro Filho foi criada no governo estadual de Luiz Gonzaga da Fonseca Mota e no governo municipal do prefeito João Batista dos Santos Neto, pelo Ato de Criação nº 16.448, de 21 de Março de 1984, publicado no Diário Oficial também de 21 de Março de 1984. Situa-se à Rua Padre Joaquim de Menezes, nº 1110, no centro da cidade de Quixeré, que fica distante 220 kms da capital Fortaleza, tendo como acesso à mesma à BR 116.

O objetivo de sua criação era atender aos alunos que concluíndo a 8ª série do 1º grau (ensino fundamental) na Escola Estadual de 1º Grau Padre Nelson Farias ou no Centro Educacional Imaculada Conceição (CNEC), precisavam deslocar-se diariamente para a cidade de Limoeiro do Norte, único meio viável para prosseguir os estudos no 2º grau (ensino médio).

Como o município dispunha somente de um prédio escolar estadual e na época funcionava com dois turnos diurnos, implantou-se no início do ano de 1984 o 2º grau noturno com uma turma de 53 alunos para o Curso Científico e duas turmas com total de 70 alunos para o Curso de Habilitação para o Magistério, com aula inaugural em 02 de abril, atendendo a 123 alunos na 1ª matrícula, com funcionamento no prédio da Escola Estadual de 1º Grau Padre Nelson Farias.

Em 1991 foi fundado o Grêmio Estudantil Professora Ivone Braga Farias, dando maior representatividade aos estudantes e em 1992, com a criação da Associação de Pais, Mestres e Comunitários e do Conselho Escolar, iniciaram-se as reivindicações para a implantação também do 1º Grau, já autorizada pelo mesmo parecer de 2º Grau.

Tendo em vista seu funcionamento apenas no horário noturno, essa unidade escolar passou a atender, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, somente alunos fora de faixa etária, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos. Implantou a 5ª série em sistema convencional em 1994, e prosseguiu com esse atendimento até 1997.Neste mesmo ano, a matrícula extendeu-se e começou a funcionar uma sala de aula anexa no distrito de Lagoinha.Porém,em 2015 no governo estadual de Camilo Santana e no governo municipal do prefeito Francisco Raimundo Santiago Bessa, sob a Lei Estadual n° 15.790 de 06 de maio de 2015 e publicada no Diário Oficial de 08 de maio de  2015 foi criada a Escola de Ensino Médio Joaquim Rodrigues de Lima,deixando portanto de ser um anexo e tornando-se também uma escola da rede estadual independente.

Em 1998, todos os alunos passaram a ser atendidos pelo TELENSINO, através de reprodução de fitas VHS.Em 1999, dado o planejamento da rede física da SEDUC, a Escola de Ensino Médio Governador Manoel de Castro Filho recebeu todos os alunos da Escola de 1º Grau Padre Nelson Farias, sendo extinta a mesma, absorvendo também todo o patrimônio, acervo e documentação da escola extinta.

Em 2001, por determinação da SEDUC, a Escola de 1º e 2º Graus Governador Manoel de Castro Filho passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Manoel de Castro Filho.

A partir de 2011, em alinhamento com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº 9394/96), a escola deixou de ofertar o ensino fundamental,continuando a oferecer o ensino médio e a EJA Médio (Educação de Jovens e Adultos) e em 2013, sob o Decreto 31.221 de 03 de junho, passou a se chamar Escola de Ensino Médio Governador Manoel de Castro Filho, retirando, assim, o nome Ensino Fundamental.

Em 2015 o seu corpo docente está composto por 31 professores e 01 intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Conta também com 02 auxiliares administrativos,08 funcionários nos serviços gerais e 04 vigilantes patrimoniais.

O Núcleo Gestor está composto pela Diretora Geral Urânia Maria Nogueira Ferreira e sua equipe de 03 Coordenadores Escolares que são Maria da Conceição Santiago, Maria Josenir da Silva Nascimento e Ronaldo Rodrigues de Lima Almeida. A Secretária Escolar é Kelly Ellen Santiago Costa e o Assessor Financeiro é Francisco Filipe Sousa do Nascimento.

A escola dispõe de 01 Centro de Multimeios, formado pela Biblioteca, 01 Laboratório Escolar de Informática (LEI), 01 Laboratório Escolar de Ciências (LEC), 01 Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além do Ginásio Poliesportivo Coberto Professora Ecila Leão. Desenvolve os Projetos JOVEM DE FUTURO,GERAÇÃO DA PAZ,PRIMEIRO,APRENDER!,ENEM  CHEGO JUNTO, CHEGO BEM, DIRETOR DE TURMA,ESCOLA APRENDENTE entre outros, para melhor assistir aos estudantes.

Por fim, a escola pretende continuar oferecendo uma educação de qualidade para os 625 adolescentes e jovens da comunidade quixereense, matriculados neste ano letivo de 2015 ,cujo lema é: “EDUCANDO COM EQUIDADE PARA O SUCESSO”, direcionando ações para o melhor desempenho do cumprimento de nossa função social.