EEM Francisco Nonato Freire

22 de janeiro de 2009 - 13:22

 
 
Histórico
Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisco Nonato Freire
 
  Criada sobre o Decreto de N.º 13157. Diário Oficial de 14/03/79, foi inaugurada em 25 de Novembro de 1979, com uma Área total de 5.318m2, onde foi construída:1 diretoria com sala de espera, 1 secretaria, 1 sala de professores, 4 salas de Aula, 1 galpão ,1 cozinha e 2 Banheiros, sob a coordenação da  6ª Delegacia de Ensino – Limoeiro do Norte – CE.  (extinta com a criação dos CREDES) e SEDUC.
  Com sua história iniciada em Novembro de 1979, nasceu timidamente sob a Direção de Maria Neci Guimarães Rufino, onde atendia um número de 140 crianças carentes da periferia da cidade, que cursavam da Pré- Escola até a 3ª Série primária. Seu quadro de professores e funcionários era pequeno, mas o suficiente para desempenhar com compromisso e responsabilidade suas funções, pois tinham grande vontade de acertar esforçando-se para crescer e ampliar seus conhecimentos e atender bem a nossa comunidade.  
  Os anos foram passando, mas sem medo de enfrentar os desafios, conquistou seu lugar junto a sociedade, no ano de 1987, recebeu uma ampliação de 2 salas de aula perfazendo o total de 6 salas para atender uma demanda que já totalizava em 292 (duzentos e noventa e dois) alunos. No ano de 1992 foi concedido pelo Conselho de Educação do Ceará, o seu Reconhecimento Oficial, sob o Parecer de Nº.423/92. Ano esse que com grande alegria a escola realizou a primeira festa de concludentes do 1º Grau.
  Em 1995 ano de grande mudança na Educação do Ceará, iniciou-se a democracia nas Escolas Públicas, e neste mesmo ano a comunidade escolar pôde participar e escolher quem administraria a escola e através de eleição direta foi eleita a primeira Diretora. Mais uma vez assumindo as funções, Maria do Socorro Freires Tavares com suas diretoras Adjuntas: Maria Iolêta Rufino Queiroz, Maria Eliaci Bezerra Gomes. Neste mesmo ano o Conselho de Educação do Ceará concedeu a Renovação do Reconhecimento com o Parecer de Nº 1055/95. Nesta gestão a diretora afastou-se assumindo a direção as Diretoras adjuntas Maria Iolêta Rufino Queiroz, Maria Eliaci Bezerra Gomes e Francisca Rabelo e Silva, que passaram a administrar em parceria com toda comunidade escolar e demais segmentos da sociedade. Com apoio de todos, deu-se novos rumos na sistemática de trabalho, o primeiro sonho a se realizar foi a construção de uma quadra esportiva, mesmo sem nenhum recurso do órgão mantenedor, apenas com a contribuição dos filhos Altosantense e apoio de todos.
  Novos caminhos começaram a abrir-se para nossa escola e nesse mesmo ano tivemos o privilégio de receber a ampliação de 3 salas de aulas, com  recursos do MEC, e para serviços emergências da  SEDUC, o valor de  R$ 30.000,00 (trinta mil reais), o qual foi aplicado em: construção de sumidouro (problemas mais antigos e graves na parte sanitária); construção de uma sala destinada para biblioteca; construção de 2 salas destinada a depósito de merenda escolar; piso de 2 salas de aula; recuperação e ampliação do Muro;  recuperação de 2 salas que seriam de depósito, e foi destinada ao banco do livro; recuperação de toda rede hidráulica, elétrica e sanitária; recuperação geral e pinturas de portas e janelas; recuperação e pintura geral da escola. A nova gestão trabalhava com transparência quanto a aplicação dos recursos, e não podemos esquecer que ainda  nessa gestão foi criado o Conselho Escolar que ativamente participava das decisões juntamente com o Núcleo Gestor  acompanhando não só  a aplicação dos recursos, mais as demais atividades desenvolvidas na escola.
  Com a grande demanda surgiu a necessidade de criação do Ensino Médio e a direção juntamente com a comunidade escolar e apoio das autoridades competentes não exitou na sua criação, partindo com o objetivo de preparar os jovens Altosantense para a construção de um futuro promissor, que unidos e conscientizados conseguiriam transformar nossa sociedade. Criado em 28 de Novembro de 1997, e publicado o decreto sob Nº 24.716 de 26/11/97 onde o Governador do Estado do Ceará e o Secretario de Educação Antenor Manoel Naspolini, decretou no artigo 1º a criação na Estrutura Organizacional do Ensino Fundamental  e Médio, o Estabelecimento de Ensino  no município de  Alto Santo, com a denominação de Escola de Ensino Fundamental  e Médio  Francisco Nonato Freire.
  Logo no ano seguinte para a surpresa de todos, a escola foi contemplada com uma grande reforma, (recursos do MEC), e sua estrutura foi toda modificada, ficou com um  bom padrão para o seu funcionamento e um ótimo aspecto físico.
  No período de 1990 a 1995 também fizeram parte da direção da escola os professores Francisca Heloísa Magalhães Cabral, Francisco Obede Carneiro Napolião  e Maria Zilene Guerra.
No ano de 1998, mais uma vez, a comunidade é chamada para Democracia na Escola, e acontece a 2ª Eleição direta para Diretores das Escolas Públicas do Ceará. A comunidade aprova mais uma vez os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos e elegem com satisfação a Sra. Maria Iolêta Rufino Queiroz, como Diretora Geral sendo a Coordenadora Pedagógica Maria Eliaci Bezerra Gomes.
Em 2000 acontece a 3ª Eleição direta para Diretores das Escolas Públicas do Ceará, novamente foram eleitas a Sra. Maria Iolêta Rufino Queiroz, como Diretora Geral, Maria Eliaci Bezerra Gomes continuaria seu trabalho com Coordenadora Pedagógica, e na Coordenação de Gestão Maria Delma Bezerra de Souza, Secretário José Joacir Freire de Souza.
  A qualidade na educação é meta constante na Escola Francisco Nonato Freire, o pedagógico, seria o seu maior desafio, e para isso providências foram tomadas. Inovações pedagógicas com novas metodologias voltadas para a valorização do educando e com o objetivo de tornar a Escola um local acolhedor prazeroso, pautada na concepção do Festal que favorecia a escola a vivência e a realização criativa como eixo do processo ensino aprendizagem e relacionamento entre as pessoas, fazendo de forma dinâmica, contínua e sistemática, desencadeando no decorrer do ano letivo uma maior integração da comunidade escolar.
Sendo uma escola cidadã, cultiva o senso de responsabilidade social, desenvolve Projetos Educativos que visam a valorização e desempenho acadêmico de seus alunos, levando  em conta que  “ o aluno motivado aprende melhor, em razão de que é preciso que se dê atenção especial a sua auto- estima”, propiciando aos nossos alunos um ambiente de respeito e confiança. Cultivando ainda o senso de responsabilidade social sua preocupação com o seu ambiente e com a melhoria das condições de vida da comunidade.
Em 2004 acontece eleição para compor o Núcleo Gestor da escola sendo eleita como diretora Maria Eliaci Bezerra Gomes, Coordenadora de Gestão Maria Iolêta Rufino Queiroz e Coordenadora Pedagógica Maria Iolanda de Lima Silva.
  No ano de 2009 assume o novo Núcleo Gestor com o propósito de trabalhar por uma escola de qualidade com foco na aprendizagem do aluno a diretora Maria Iolêta Rufino Queiroz, Coordenadores Escolares Elivania Machado de Souza, Juscência Maria Diógenes das Neves e Maria Jocilene de Oliveira e Secretário Escolar José Joacir Freire de Souza.
  Atualmente a Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisco Nonato Freire conta com 18 salas de aula nos turnos manhã e noite, sendo quatro no anexo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lira Maia Holanda localizada no distrito de Castanhão. A referida escola conta ainda com um laboratório de Informática e um laboratório de ciências, uma biblioteca, um banco do livro, uma sala de vídeo, uma quadra poliesportiva.  

 Ensino Fundamental: 100 alunos
 Ensino Médio: 511
 EJA:
 Total de Alunos: 611
 Professores: 27
 Servidores: 11
 Endereço da escola: Av. Dr. Edson Guerra, 667 – Centro – Alto Santo, CE.
 Fone/Fax: (88)3429.1762

 E-mail: escola@nonatofreire.seduc.ce.gov.br
 Endereço dos Blogs:
          Blog da escola: escolanonatofreireviverearte.blogspot.com
          Blog da secretaria: secretarianonatofreire.blogspot.com
          Blog do LEI: leiescolanonatofreire.blogspot.com
          Blog laboratório de ciências: labdecienciasescolanonatofreire.blogspot.com
          Blog do Multimeios: multimeiosescolanonatofreire.blogspot.com

Site da Escola: escolanonatofreiremixico.blogspot.com

 

 

 

 

BIOGRAFIA DA DIRETORA
MARIA IOLÊTA RUFINO QUEIROZ

 
Maria Iolêta Rufino Queiroz, altosantense de coração nasceu em 03 de julho de 1962. É licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – FAFIDAM – Limoeiro do Norte. Tem pós-graduação em Planejamento Educacional pelo UNIVERSO – RJ. Iniciou sua carreira de educadora como professora de reforço e auxiliar.
Em 14/08/1982 começou a trabalhar na Secretaria de Educação Básica, na unidade escolar denominada E. E. F. M. Francisco Nonato Freire, onde trabalha até os dias atuais. De 1982 a 1995 trabalhou diretamente em sala de aula com alunos de 2ª série. Em 1995 foi nomeada Diretora Adjunta, em 1996 assumiu a Direção Geral da referida escola. Participou do processo de eleição de diretores pela terceira vez, sempre com resultado satisfatório.
Prima por uma Educação de Qualidade, acredita no Desempenho dos Professores, e vê o aluno como ator principal deste trabalho desafiador que é ensinar. Acredita em uma Escola Viva, defende o Espírito de Equipe como força maior para o crescimento espiritual, de aprendizagem e qualidade de vida.