EEM Beni Carvalho

22 de janeiro de 2009 - 13:22

 

EEFM. Beni Carvalho

Histórico do Colégio

A EEM Beni Carvalho está situada à Rua Beni Carvalho, 1679, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Aracati-Ce. Foi construída em 1966 pela necessidade de socializar os moradores e dar-lhes melhoria de vida através do saber historicamente construído. Fundada aos 25 dias do mês de outubro de 1967, pelo prefeito Armando Rocha, recebe o nome do imortal Beni Carvalho, jurista e filólogo, um dos memoráveis filhos da terra aracatiense.

Desde a sua fundação, a escola vem acompanhando o crescimento de nossa cidade e correspondendo a demanda da sociedade aracatiense por educação de qualidade.
Teve como primeira diretora Stella Moreira de Sousa e atualmente é dirigida pela professora Francisca Joseni Soares de Sousa . Também já dirigiram esta instituição de ensino os professores: Norma Ribeiro, Zeneida Sales Rangel, Jerônimo Muniz Galvão, Luís Odonil Gomes dos Santos, Francisco Hélio Rodrigues e Gláucia Bernardo

 A escola tem como MISSÂO garantir educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno, contribuindo para que os jovens concluam o ensino médio com qualidade e em condições para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Sua VISÂO é ser reconhecida como uma instituição educacional de qualidade pelo serviço de excelência prestado a comunidade aracatiense.

A EEM Beni Carvalho é uma instituição de ensino médio regular, com extensão na escola de Ensino Fundamental Francisco Amaral Lima, localizada no distrito de Cacimba Funda. Atende também a Educação de Jovens e Adultos. Funciona nos turnos manhã, tarde e noite, totalizando 1226 discentes, 46 professores, sendo 32 efetivos e 14 temporários, e 20 funcionários.
O corpo discente encontra-se dividido em 33 turmas, sendo 13 pela manhã, 10 turmas à tarde e 10 à noite. Destas, 06 funcionam na extensão da escola e 04 na sede.

Esta instituição de ensino pretende através de sua Proposta Pedagógica contribuir  para o desenvolvimento e transformação positiva da sociedade com indivíduos conscientes de seus direitos, deveres, fazedores de uma cultura de paz e atuantes em prol de uma sociedade eminentemente democrática.

Na busca de contribuir na construção dessa sociedade igualitária, emancipatória e transformadora, optará por efetivar um currículo contextualizado embasado no sociointeracionismo, isto é, na interação entre os indivíduos em seus diversos contextos, de forma organizada, a fim de garantir o cumprimento dos direitos humanos: direitos civis e políticos, fundamentados no valor liberdade; direitos econômicos, sociais e culturais, fundamentados no valor igualdade de oportunidades; direitos difusos e coletivos, fundamentados no valor fraternidade.

Neste sentido, a escola  tem como objetivo proporcionar uma educação de qualidade que possa preparar os educandos para enfrentar esse mundo globalizado, tornando-os críticos, autônomos, competentes, ativos, participativos e comprometidos. Nessa perspectiva, adotaremos práticas pedagógicas contextualizadas, estimuladoras e promotoras da cidadania, que considerem o ser humano um ser global, social, histórico e capaz de superar suas dificuldades.

A escola tem utilizado estratégias e ações para melhorar os resultados das avaliações externas. Para tanto, apropria-se de avaliações de anos anteriores para desenvolver novas metodologias em sala de aula. No ano de 2014, foram trabalhados todos os descritores do SPAECE com o objetivo de melhorar os índices desta avaliação. Além disso, foram realizados aulões, simulados e gincanas voltadas para o SPAECE. Dado o ẽxito destas ações, as mesmas já se encontram  no calendário letivo de 2015.

Em relação ao ENEM, nos últimos três anos, a escola desenvolve um plano de ação estratégico voltado para este exame, no qual consta palestras motivacionais, visitas as universidades objetivando inserir os jovens no universo acadêmico, palestras com ex alunos que se tornaram profissionais de referência em sua área de atuação, aulões, simulados, ações estas , também, previstas no calendário escolar.

 

Francisca Joseni Soares de Sousa –
Diretora- Professora efetiva da rede estadual de ensino desde 28 de julho de 1997. Assumiu sua lotação no município de Fortim onde atuou como coordenadora pedagógica para o triênio 2002 a 2004 na EEM. Helenita Lopes Gurgel Valente. Na mesma escola foi eleita Diretora para a gestão 2005-2008 e reeleita para o período 2009-2013. Em julho de 2013 participou do Processo de Seleção e foi selecionada para assumir a gestão da EEM. Beni Carvalho no município de Aracati. Tem Licenciatura Plena em Padagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina, Especialização em Gestão Escolar pela Universidade  do Ceará- UECE e Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora- MG

 

Francisco Davi  Falcão de Oliveira – Assessor Financeiro
Assessor Administrativo Financeiro – Administrador. Assumiu a gestão da EEM Beni Carvalho em setembro de 2013. É formado em Administração pela Faculdade do Vale do Jaguaribe e pós graduado em Gestão Pública pela Faculdade Entre Rios do Piaui e encontra-se cursando Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba.

 

Francisco Daniel Barbosa Pinto – Coordenador Escolar
Professor efetivo do Estado do Ceará desde 2010, assumiu a gestão em outubro de 2014, sendo nomeado coordenador escolar em 30/10/2014. É formado em Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e possui pós- graduação em Ensino da Matemática com foco em Avaliações Externas pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ).

 

Francisco Everton Silva de Freitas – Coordenador Escolar
Professor efetivo do Estado do Ceará desde 2014, assumiu a gestão em junho de 2015. É graduado em Letras pela FVJ-Faculdade do Vale do Jaguaribe , e possui pós- graduação em Língua Portuguesa Produção Textual e Escrita e também em Gestão Escolar ambas pela FVJ.

 

Joelma de Sousa Lemos – Coordenadora Escolar
Professora efetiva do Estado do Ceará desde 2010, assumiu a gestão em agosto de 2013, sendo nomeada coordenadora escolar em 24/10/2013. É formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Letras pela Faculdade do Vale do Jaguaribe e possui pós- graduação em Língua Portuguesa, Psicopedagogia e Alfabetização.

 

Márcia Fonseca Maia – Coordenadora Escolar
Professora efetiva do Estado do Ceará desde outubro de 2010, assumiu a gestão em Maio de 2014  e  nomeada coordenadora escolar em  11/06/2014. Formada em Letras com  Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e pós graduada em Gestão Escolar pela FAMATEC.