EEM Barão de Aracati

22 de janeiro de 2009 - 13:22

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola de Ensino Médio Barão de Aracati, localizada à Praça dos Prazeres, 82, em Aracati-Ceará, foi fundada em 5 de janeiro de 1926, com a denominação de Grupo Escolar. O primeiro prédio que abrigou o Grupo Escolar está localizado à Rua Cel Alexanzito, 484, onde funciona, atualmente, a Creche Maria Eridan. Sua primeira Diretora foi a Senhora Adelaide Gujão Pessoa e contava com as seguintes professoras: Edite Pinto, Diva Azevedo e Maria Soares. O Grupo Escolar oferecia o curso primário de 1ª a 3ª série.

No início do ano de 1935, o Senhor Prefeito Antonio Felismino Filho deu início a construção do prédio onde funciona, atualmente, a Escola, sendo inaugurado na gestão de Mário Porfiro de Lima, em 13 de janeiro de 1938. A doação oficial do terreno só aconteceu na primeira administração do prefeito Dr. Antonio Kleber Alexandre Gondim, quando foi feita a escritura da escola, na gestão da Diretora Maria José Pinheiro da Costa.

Barão de Aracati foi o nome dado à Escola em homenagem a José Pereira da Graça, ilustre aracatiense, agraciado com o título de Barão, pelos relevantes serviços prestados a magistratura e ao Estado do Ceará.

Eram dependências do prédio: diretoria, secretaria, sala de leitura, 6 salas de aula e 2 banheiros – primeiro bloco, tombado com Patrimônio Histórico. Foram diretoras da escola, na nova sede: Rita Pereira, Elizabeth de Sintra Souto, in memoriam, Rejane Rodrigues Praça, Maria Isabel Lima de Oliveira, Maria da Costa Nepomuceno, in memoriam e Maria José Pinheiro da Costa.

Reconhecida pelo CEC – Conselho de Educação do Ceará, em 4 de abril de 1986, passou à denominação de Escola de 1º Grau Barão de Aracati.

A partir de 1998 ampliou sua abrangência para o ensino médio, com a denominação de Escola de Ensino Fundamental e Médio Barão de Aracati. Funcionando, assim, até 2001, pois por exigência da SEDUC-Secretaria de Educação do Ceará, com base na nova Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB 9394/96, as escolas foram deixando de receber alunos do ensino fundamental e priorizando suas vagas para o ensino médio. Em 2001, concluíram as últimas turmas de ensino fundamental e a escola passou a denominar-se Escola de Ensino Médio Barão de Aracati.

A partir de 1995, foi regulamentada a nova forma de escolha para o Núcleo Gestor da Escola – seleção e eleição, pelo voto direto da comunidade escolar, sendo eleita, naquela ocasião, a professora Marta do Rego Gurgel (triênio 1995/98), para Diretora da Escola Barão de Aracati.

Para o quadriênio 2013-2017 assumiu a direção da Escola a professora Francisca Valéria Silva Melo, aprovada em processo seletivo e eleita pela comunidade escolar, junto com as Coordenadoras Adriana Pinto Lima e Márcia Manuella da Costa Silva.

A E.E.M. Barão de Aracati, vem se fortalecendo enquanto escola viva, trabalhando para despertar o potencial crítico-criativo de adolescentes, jovens e adultos, tornando-os cada vez mais conscientes da importância na busca de novos horizontes, onde a dimensão cognitiva, afetiva e social devem estar sempre presentes. A partir dessa concepção teremos homens integrantes de uma sociedade igualitária, fraterna em que ele mesmo ajudou a construir.

Atualmente a Escola possui 17 turmas de Ensino Médio, funcionando nos três turnos, e conta com um laboratório de ciências, 01 laboratório de informática, 01 academia e 01 biblioteca, buscando proporcionar uma educação de qualidade, preparando os jovens para o ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho.

Francisca Valéria Silva Melo – Diretora