Dr. José Nilson Osterne de Oliveira

22 de janeiro de 2009 - 13:22

 

[ Em Manutenção]

 

CEJA Dr. José Nilson Osterne de Oliveira

Histórico do Colégio

O CEJA Dr. José Nilson Osterne de Oliveira  foi criado pelo Decreto 24.500 de 16 de junho de 1997, mas publicado no Diário Oficial de 17 de junho de 1997. É uma Escola Pública Estadual, sob a jurisdição da 10ª CREDE. Objetiva oferecer  aos jovens e adultos,  escolarização da alfabetização ao ensino médio, permitindo o ingresso dos que abandonaram ou nunca freqüentaram a escola em idade própria. Cumpre o papel de uma escola includente, oferecendo formas alternativas de  aprendizagem para um público bem diversificado.
A sua Missão é oportunizar aos jovens e adultos um ensino de qualidade, centrado na aquisição do conhecimento sistematizado confrontado com os seus saberes cotidianos, proporcionando-lhes instrumentos para se posicionarem frente à realidade de forma reflexiva e crítica.
Funcionamento do CEJA:
Matrícula – a matrícula no CEJA acontece todos os dias letivos do ano, no horário de 07h às 22h, pois o atendimento é ininterrupto.  Para se matricular o aluno precisa trazer: 01 pasta escolar, 03 fotos ¾ originais, a xerox de um documento(RG ou certidão de nascimento,  certidão de casamento), comprovante de residência e apresentar outros documentos( CPF e Bolsa Família).
Sistema modular (semi – presencial) – Significa  a principal característica do CEJA, pois o aluno estuda através das seguintes formas de aprendizagem:  Nivelamento, Ensino Fundamental e Ensino Médio, como também Aproveitamento de Estudos, Circulação de Estudos (conclusão do 9º ano do Fundamental e 3º ano do Médio) e Progressão Parcial (Dependência). Ao se matricular  recebe o módulo de estudo da disciplina que ele preferiu iniciar, leva para casa, estuda, faz as atividades e procura  o CEJA no dia e horário mais conveniente para ele. No CEJA ele recebe a Orientação do professor, que explica e sana suas dúvidas e o encaminha para ser avaliado. Quando avaliado se ele atingiu a média 7,0  devolve o módulo estudado e leva o seguinte.
Salas presenciais: alfabetização (1ª a 4ª série), uma sala de educação inclusiva,  o “Projeto o CEJA nas Comunidades”, com 07 turmas de EJAo médio e o “Projeto na Cadeia Também se Aprende” com duas turmas, na Cadeia de Limoeiro do Norte e duas na de Tabuleiro do Norte. Além dos Projetos citados, o CEJA também desenvolve anualmente o Projeto CEJARTE – CULTURA, resgatando e incentivando a pesquisa de uma determinada temática e apresentando-a de diversas formas artístico culturais.
Ambientes de Aprendizagens
SASP ( Serviço de Assessoramento Pedagógico): setor responsável pela matrícula do aluno, informações sobre o funcionamento, metodologia e avaliação,  apoio, organização e acompanhamento às atividades de planejamento, projetos alternativos de aprendizagens, comemorações e eventos sócio-culturais da escola.
Recepção: recepciona ao público e aos alunos e encaminha-os para o atendimento solicitado. É responsável pelo arquivo das fichas de acompanhamento do aluno e o controle de entrega e recebimento dos módulos.
Sala de Orientação: local  de atendimento presencial onde o aluno apresenta seus exercícios e recebe as explicações e orientações dos professores.
Sala de Avaliação: é o local onde os alunos são avaliados. Poderão fazer  duas avaliações por dia de disciplinas diferentes.
Centro de Multimeios:  composto por biblioteca, sala de estudo, vídeos, computador, etc. onde o aluno pesquisa e  estuda.
O CEJA funciona há 11 anos, atendendo adolescentes, jovens e adultos dos municípios do Vale do Jaguaribe, tais como: Quixeré, Tabuleiro do Norte, Russas, Morada Nova, Alto Santo, São João do Jaguaribe, dentre  outros.
Atualmente, o CEJA tem 1.323 alunos (258 do Ensino Fundamental, 653 do Ensino médio e 412 de Progressão Parcial), 46 professores (sendo que, 4 destes são  cedidos à AGF – Agência Formadora), 04 Gestores, 09  funcionários administrativos e 11 dos serviços gerais.   
Ressalta-se que a gestão do CEJA é efetivada  conforme os princípios democráticos, de forma transparente e coletiva. O Conselho Escolar e a Congregação de Professores são os  organismos colegiados que atuam  junto ao Núcleo Gestor, discutindo, deliberando e concretizando as questões administrativo – pedagógicas, já que defendem que a sociedade deve assegurar  a todos os seus direitos fundamentais,  promovendo o indivíduo pelo que ele é, e  o incentivando à vivência em grupos e organizações; enfim, lutam por uma sociedade
Sendo assim, o CEJA continua na perspectiva de atender aos jovens e adultos desta região que desejam concluir o ensino fundamental e/ou médio. Basta procurar a instituição que você será bem atendido, estudará muito e terá o êxito esperado, visto que a intenção maior é acolher a todos, valorizando seus conhecimentos já adquiridos, considerando sua forma de expressão, suas dúvidas e inquietações, sua realidade sócio-cultural, a sua jornada de trabalho e as suas condições emocionais decorrentes da exclusão escolar. Portanto, “Nunca devemos ficar lamentando o tempo perdido, pois o importante é nos sentirmos motivados e aproveitarmos o tempo presente”.

CEJA – 11 ANOS EDUCANDO RUMO À CIDADANIA

 

Endereço: Avenida dos Expedicionários 2920

Fone/Fax:(88) 3423-6970
Email:ceja@cejalimoeiro.seduc.ce.gov.br

            antonia@cejalimoeiro.seduc.ce.gov.brr

 

 
   O e-Jovem é um projeto cuja proposta é oferecer formação complementar na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para jovens egressos e concluintes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, com ênfase no protagonismo juvenil e ampliar as oportunidades de inserção destes no mercado de trabalho.
  Trata-se de iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação – (SEDUC), cuja proposta de formação complementar é desenvolvida através de Educação a Distância – (EaD), com metodologia semipresencial, mediada por monitor universitário e profissionais da área de informática. 
 
 e-Jovem: 
Modulo I
Turmas: 1
Alunos: 12
 e-Jovem On-line :
 
www.e-jovem-ce.com
 
e-jovem-ce.ning.com
 
www.e-jovem-ce.com.br