Col. Est. Maria Emilia Rabelo

22 de janeiro de 2009 - 13:22

HISTÓRICO CEMER

O Colégio Estadual Maria Emília Rabelo fundado em 27 de fevereiro  de 1964, com o objeivo de oferecer aos moradanovenses a possibilidade de prosseguir seus estudos após aconclusão do curso ginasial, recebendo o nome de Escola Normal Maria Emília Rabelo em homenagem a conceituada professora de seu idealizador Dilson Pontes Chagas. Era integrada à Campanha Nacional de Educandários Gratuitos(CNEC) e funcionava nas dependências do Ginásio Monsenhor Tabosa. Enquadrou-se na rede estadual em 29 de novembro de 1968, sempre com foco no Ensino Médio.

Com o crescimento da população escolar, sentiu-se a necessidade de implantar o curso Normal para atender a demanda de profissionais da educação na cidade. Baseado nesta afirmativa, o curso Normal foi fundado com o objetivo de formar professores habilitados para o ensino Ensino Fundamental. Com a encampação da Escola normal, passou a funcionar num prédio localizado na Rua José de Fontes, tendo à frente o Fundador e Diretor Dílson Pontes Chagas.

A Escola em 1996 participou do processo de democratização do ensino e da gestão, em que a comunidade escolar escolheu pelo voto direto o seu diretor. Hoje com 1156 alunos, distribuídos nas três séries, em 30 turmas do Ensino Médio Regular e 01 Turma de EJA – Médio, matriculados na sede e nos anexos: Roldão e Boa Água. Possui 60 funcionários e 47 professores todos formados, com nível de graduação e especialização. Sua função pedagógica está voltada para uma educação que redimensione o cotidiano escolar, de modo a promover a aprendizagem de todos os alunos levando-os a permanecer, com sucesso, na escola.

MISSÃO DA ESCOLA

O Colégio  Estadual Maria Emília Rabelo  tem por missão contribuir para a constante melhoria das condições educacionais com educadores competentes, comprometidos, formando cidadãos críticos, conscientes, participativos, transformadores, conhecedores dos seus direitos e deveres.

Pretendemos ser reconhecidos pela excelência de nosso desempenho, pelo trabalho coletivo, competente e inovador de uma equipe comprometida com o sucesso da escola, respeitando nossos alunos, pais e comunidade.

ATUALMENTE O GRUPO GESTOR É COMPOSTO POR:

Diretor
    Paulo Borges Lima Rodrigues